Saiba como preparar um almoço saudável para levar ao trabalho
Conhece melhor forma de economizar o VR do que preparar a própria marmita? Exatamente, esse é o jeito ideal de poupar e bolso e, ainda por cima, fazer um almoço saudável para ficar bem satisfeito durante o trabalho.
Não importa qual nicho você faz parte, seja um funcionário de uma empresa administradora de condomínio ou até mesmo de uma lanchonete, é difícil resistir perante as tentações do cartão VR e da lanchonete da esquina.
Há também a chance de fazer um almoço rápido como um lanche, optando por se satisfazer com uma fritura, mas deixar para lá qualquer combinação que nos faça seguir o dia com mais energia.
É por essas e outras que resolvemos formular um conteúdo especial com dicas para o preparo de um almoço saudável para você levar para o trabalho. Fique conosco e não esqueça jamais dos melhores ingredientes para manter você acordado!
Sumário
A importância da comida saudável
Antes de colocar a mão na massa, é importante entender qual é a importância de ter uma alimentação saudável quando estamos indo para o local de trabalho.
A primeira delas é a melhoria da capacidade de produtividade e concentração. Dois fatores indispensáveis para o bom rendimento durante o dia de serviço.
Você pode ser um grande desenvolvedor de móveis planejados alto padrão e, ainda assim, falhar durante o pensamento de um novo projeto pós-almoço.
Podemos não imaginar, mas a culpa pode ser sim dos componentes escolhidos na refeição.
Há também a clássica vontade de tirar uma soneca pós-almoço. Dependendo da nossa alimentação, essa sensação pode ser fortalecida e afetar severamente o nosso desempenho no trabalho.
No entanto, não é somente a tarefa do trabalho que pode ser cometida. Um almoço saudável pode garantir o nosso bem estar e deixar a nossa saúde em dia.
Nesse sentido, não importa o local de trabalho. Uma casa de ração que vende areia de gato biodegradável ou uma mercearia. O momento de almoço deve ser bem importante e observado com atenção para a nossa saúde.
Beneficios
Quando escolhemos o que vamos comer com sabedoria e de olho no equilíbrio nutricional que os alimentos podem proporcionar, nós almoçamos com mais calma, o que ajuda a receber os nutrientes de forma correta e sadia. É menos estresse e menos ansiedade no dia a dia.
Afinal, durante as tarefas do horário de trabalho, é normal nos apressarmos, acumular tarefas e, uma hora ou outra, durante a instalação de calhas, podemos nos preocupar de forma exagerada e nos estressamos. A alimentação ajuda a evitar esses momentos.
Por fim, nada melhor também do que diminuir a entrega de atestados por condições médicas, não é mesmo? Um almoço saudável previne o aumento do colesterol alto, diabetes, hipertensão e outras complicações que pedem por visitas regulares ao médico.
Se essas doenças não forem tratadas, podem evoluir para quadros graves e a melhor forma de controlar é pela ingestão dos nutrientes necessários para deixar o nosso organismo em bom funcionamento e o sistema imunológico em dia.
Alimentos para evitar
Para seguir com as nossas dicas sobre como preparar um almoço saudável para levar ao trabalho, preparamos também uma pequena lista de alimentos para se evitar. São eles:
- Frituras;
- Refrigerantes;
- Embutidos;
- Temperos em cubos;
- Batata;
- Macarrão;
- Sobremesas ricas em açúcar;
- Pão.
Essa sequência serve principalmente para o almoço. Isso porque quando escolhemos uma porção de macarrão, a possibilidade de nos sentirmos cansados, com sono e corpo mole é bem maior do que se optarmos por uma salada, por exemplo.
Quanto às frituras, refrigerantes e embutidos, são elementos ideais para o aumento do colesterol e da ocorrência da diabetes. Mas se você gosta deles, não se preocupe, você ainda pode se comê-los. Porém, ocasionalmente, durante o fim de semana.
4 dicas para o preparo da marmita
Para ajudar você no preparo da sua marmita, selecionamos 7 dicas de alimentos, ingredientes e combinações perfeitas para um almoço mais saudável. Confira!
Use verduras e legumes
O primeiro passo é manter sempre no prato uma porção adequada de verduras e legumes. No geral, essa duplinha garante a fonte de fibras, água e minerais que o nosso corpo precisa. São excelentes aliados para a prevenção de doenças e ótimos para manter a nossa saúde em dia.
Portanto, quais são os alimentos que temos que escolher? Quanto às verduras, alface, alho-poró, rúcula, coentro e salsa são alguns exemplos. Já os legumes, a seleção pode ser feita entre a beterraba, abóbora, chuchu, jiló e tomate.
Escolha pelo menos um de cada para compor a sua refeição diária e você está pronto para encarar as reuniões exaustivas da administração de condomínios em São Paulo.
Carboidratos
Os carboidratos estão presentes principalmente em alimentos de origem vegetal, e que devem ser evitados em quantidades exageradas.
Contudo, eles fazem bem quando escolhidos de forma equilibrada e são a principal fonte de energia para fazermos as atividades cotidianas, por exemplo, o próprio trabalho.
Para a sua marmita saudável, escolha arroz integral, massas integrais ou mandioquinha. Lembre-se sempre de não exagerar em um só item e sim deixar a quantidade bem separada entre um e outro.
Os indivíduos que praticam exercícios físicos como uma aula de hidroginástica, academia ou corrida, podem optar pela inserção de certos carboidratos na rotina alimentar, pois afetam positivamente a execução dos movimentos e a energia imposta durante os treinos.
Proteínas
Alimentos ricos em proteínas podem ser encontrados tanto nas carnes quanto nos vegetais. Eles estão no frango, no peixe, no ovo e no feijão, no grão de bico e na soja. Ou seja, sempre é possível variar entre os alimentos com proteínas.
São excelentes acompanhamentos para o almoço e ajudam no fortalecimento muscular e no ganho de massa. As proteínas também garantem o reforço do sistema imunológico e o equilíbrio hormonal.
Um bom almoço recheado de boas proteínas em equilíbrio com os outros itens já mencionados é a escolha perfeita para seguir o dia de trabalho em um projeto arquitetônico 3d, sem cansar e com a garantia de aumentar o bem estar.
Opte por preparos veganos
Durante a semana, escolha um ou dois dias para preparar um prato sem qualquer tipo de carne. A famosa segunda sem carne pode ser uma boa opção de dia da semana para fazer essa tradição.
A proteína pode ser reforçada por algum vegetal bem preparado. Existem diversas formas de fazer as substituições. Hambúrguer de grão de bico, quibe vegetariano e lasanha de espinafre são só algumas ideias que podem deixar o seu prato mais saboroso e mais nutritivo.
Algumas receitas para testar
Para que você tenha tudo preparado e comece um novo estilo de vida alimentar dentro do trabalho, separamos 3 receitas de almoço saudável ideias para inserir na rotina.
- Macarrão de abobrinha e cenoura;
- Salada de batata com bacon;
- Frango xadrez;
- Berinjela com ricota;
- Sushi;
- Sanduíche de vegetais.
Essa lista comprova o quão diversa pode ser a sua dieta quando a ideia é ter sempre um almoço saudável no trabalho. Além disso, você pode sempre inventar um prato só seu e misturar os ingredientes que tiver à disposição para preparar uma deliciosa refeição.
Ficou curioso sobre o preparo de uma das receitas acima? Abaixo, selecionamos o sanduíche de vegetais como um exemplo de um bom lanche para substituir no almoço.
Sanduíche de vegetais
Para a lista de ingredientes, você vai precisar de pão, tomate, pepino, alface, queijo creme, manjericão, sal e pimenta. São produtos que facilmente possuímos em casa. Caso contrário, conseguimos encontrar no mercado mais próximo.
O modo de preparo é tão simples quanto ter os ingredientes. Corte o tomate em fatias e coloque em um dos pães, em seguida adicione o pepino e a alface. Na outra fatia do pão, coloque o queijo, sal, pimenta e manjericão. Junte as partes e o seu almoço está pronto.
Caso não consiga obter a maioria dos ingredientes, você pode substituí-los por outros que estejam em sua geladeira. Use a criatividade. O importante é manter o equilíbrio e a nutrição em dia.
Prepare já o seu almoço saudável!
Percebeu como não é tão difícil ter um almoço saudável no trabalho? Além disso, a importância vai muito mais além do que a produtividade entregue no dia de serviço, pois o impacto dentro da nossa saúde é extremamente relevante.
A maioria dos ingredientes que podem preencher o nosso prato estão disponíveis em uma cesta básica alimentar, portanto, facilmente acessíveis.
Não existe hora errada para começar a mudar a alimentação. Comece já a separar um momento para preparar o seu almoço saudável e levar durante a semana de trabalho.
Saiba mais:
Gostou desse artigo?
-
- Conheça mais o nosso trabalho –> Aqui na Brasil Emergências Médicas
- Quer saber mais sobre saúde? Então olhe nosso feed do Instagram da Brasil Emergências Médicas!