Picadas de animais: quais são os sintomas, o que fazer e quais os mais comuns?

picadas de animais

Curitiba, 3 de março de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. Picadas de animais: Durante o verão, é normal que você sofra mais com picadas de insetos, em especial se você mora próximo a um local que tenha bastante árvores, por exemplo. No entanto, a verdade é que existem diferentes tipos de picadas.

Se um mosquito lhe picar, é bem provável que você não dê muita atenção, uma vez que o máximo que vai acontecer é uma picada inchada, ao menos que você tenha alergia. No entanto, quando é um outro inseto que lhe pica, pode ser que haja uma preocupação maior.

Quando ocorre uma picada de abelha em bebê, por exemplo, é normal que as pessoas fiquem mais preocupadas. Afinal de contas, por se tratar de um indivíduo mais frágil e delicado, alguns cuidados podem ser essenciais.

Diante disso, grande parte das pessoas se perguntam como agir em casos de picadas de insetos. E, ainda que aparente ser algo normal, é fundamental saber o que fazer. E isso acontece porque há pessoas que têm alergia a alguns animais, mas não sabem.

Por conta disso, saber quais são os sintomas de picada é uma das formas de garantir se a pessoa está tendo reações normais ou se há algo fora do comum. Na grande maioria das vezes, uma picada não quer dizer muita coisa.

Contudo, como há alguns fatores de risco, pode ser interessante saber o que fazer diante de uma situação como essa. Então, se você quer saber mais detalhes sobre esse assunto, não deixe de conferir esse artigo. Portanto, sem mais delongas, vamos ao que importa!

Picadas de animais são perigosas?

O fato é que existem diferentes tipos de picadas de insetos. Por conta disso, é um tanto difícil responder essa pergunta com o máximo de precisão. O que você deve entender sobre esse assunto é que depende de alguns fatores.

Primeiro, cada organismo responde de uma forma diferente à picada. Ou seja, não é porque uma pessoa reagiu de determinada forma a uma picada de vespa preta que todas as demais terão as mesmas reações.

Deve-se levar em consideração algumas variantes, bem como os fatores de risco. Mas, falando de uma forma bem generalizada, pode-se dizer que, na grande maioria das vezes, as picadas de insetos não são perigosas.

Contudo, caso a pessoa tenha alguma sensibilidade ou mesmo seja alérgica, alguns problemas mais graves podem acontecer. Mas, no geral, a grande parte das pessoas apenas sentem uma certa ardência, dor, coceira ou incômodo.

No entanto, como é um sintoma breve, ele passa a se tornar irrelevante com o passar de algumas horas ou mesmo alguns minutos. Deve-se manter apenas uma maior atenção para picadas que desencadeiam alguma reação alérgica.

Ademais, dentro desse contexto, há aqueles que querem saber se histamin serve para picada de inseto, e a resposta é sim. Entretanto, não podemos deixar de citar o fato de que apenas o médico é capaz de indicar o remédio mais adequado para a situação.

Afinal de contas, ainda que o histamin sirva para picada de inseto, não é em todas as ocasiões que ele é eficaz.

Quais são os diferentes tipos de picadas?

O fato é que há alguns tipos de picadas de insetos e outros animais. É verdade que, visualmente falando, elas tendem a ter grandes semelhanças, como a circunferência de 3mm a 1 centímetro e uma certa saliência central.

Mas a verdade é que a evolução da picada, com ou sem infecção, irá depender do controle que o indivíduo terá para coçar e das demais medidas. Contudo, há aquelas picadas que sugam sangue e aquelas que injetam veneno.

Picadas que sugam o sangue

Esse é o tipo de picada mais comum, visto que a grande parte dos animais comuns do dia a dia apenas procuram sugar o sangue. Por ser mais comum, tende a ser menos grave, causando apenas alguns sintomas simples.

No entanto, ainda que seja comum, é interessante saber como identificar picadas. Afinal de contas, pode ser que você tenha alguma alergia, por exemplo. Mas, caso não, esse tipo de picada causa apenas reações locais e leves.

No grupo de insetos ou animais que sugam o sangue, podemos citar: pernilongos, borrachudos, carrapatos, pulgas, moscas, piolhos etc.

Picadas que injetam veneno

Esse é o tipo de picada que tende a ocasionar problemas um pouco mais sérios, mas que nem sempre são tão graves assim. Afinal de contas, há algumas formigas que injetam veneno, mas muitos nem sequer sentem.

No entanto, o problema pode se tornar muito maior quando a vítima detém alguma alergia. Dentro dessa categoria, podemos citar insetos e animais como formigas, marimbondos, abelhas, vespas ou escorpião, por exemplo.

Em alguns casos, pode requerer atendimento médico, uma vez que picada de abelha mata, caso a pessoa tenha alergia. No entanto, a picada por escorpião também pode ser um pouco grave. Sendo assim, não deixe de procurar um médico em situações como essa.

O que fazer quando toma picada de abelha?

Ainda que você não tenha alergia, a verdade é que uma picada de abelha pode causar muita dor, inchaço e vermelhidão na pele. Por conta disso, é interessante que você saiba o que fazer, a fim de diminuir os sintomas.

Ademais, há organismos que podem ter uma reação exagerada, o que se chama de choque anafilático. Inclusive, é capaz de levar à morte. Então, assim que você for picado por uma abelha ou vespa, faça o seguinte:

  1. Com ajuda de uma pinça ou agulha, remova o ferrão, caso ainda esteja na pele;
  2. Lave o local com água fria e sabão;
  3. O ideal, em seguida, é passar um antisséptico na pele, a fim de amenizar;
  4. Feito isso, você pode colocar uma pedra de gelo enrolada em papel toalha para diminuir o inchaço e a dor;
  5. Uma pomada para picada de inseto no local também pode ser feita, caso não haja melhora na vermelhidão.

Então, agora você já sabe o que fazer quando levar uma picada de abelha. Mas, se você quer saber o que acontece com a abelha depois da picada, ela morre, uma vez que o ferrão está ligado ao abdome dos insetos.

Sintomas de picada de abelha

Os sintomas picada de abelha acontecem devido ao veneno injetado. Ele é o responsável com que a vítima sinta alguns sintomas da picada. Entretanto, na grande maioria das pessoas, esse veneno não causa nada grave, a não ser que haja um histórico de alergia.

Do contrário, a pessoa apenas vai sentir bastante dor, coceira, vermelhidão na pele e um certo inchaço. Contudo, esses são sintomas que tendem a passar com poucas horas.

O que fazer se for picado por escorpião?

Alguns ainda procuram saber o que fazer caso seja picado por um escorpião. Quanto a isso, você deve saber que a picada também pode levar a óbito. Por conta disso, deve-se agir com certa rapidez após a ocorrência.

Então, a primeira coisa que você deve fazer é lavar bastante a picada com água e sabão. Mas, ao contrário do anterior, no caso do escorpião você não deve espremer tampouco aplicar algum produto na região.

Na verdade, o ideal é procurar por uma equipe médica, para que você possa obter um atendimento rápido e, se necessário, aplicação de soro contra o veneno do escorpião.

Saiba mais:

Gostou desse artigo? 

Gilson Rodrigues de Siqueira

Formado em enfermagem, pós graduado, palestrante em dependência química, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.