8 de março de 2022
Post por: Gilson Rodrigues de Siqueira

Exames domiciliar: o que é e quais são os exames que posso fazer?

exames domiciliar

Curitiba, 8 de março de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. Exames domiciliar: Os cuidados com a nossa saúde devem ser prioridade. Afinal de contas, quando não nos sentimos bem, ficamos incapazes de fazer inúmeras coisas. Por conta disso, manter uma rotina de cuidados e ir de forma constante ao médico é essencial.

Mas e aquelas pessoas que não tem como ir às consultas? Nesse caso, elas podem optar pelos exames domiciliar. Ou seja, é quando, ao invés do paciente ir até o local para fazer o exame, o “laboratório vai até o cliente.”

Fato é que os exames domiciliar têm sido uma ótima novidade. Afinal de contas, há pessoas que têm algum tipo de dificuldade de locomoção. Então, nesses casos, a fim de manter o conforto, fazer exames em casa é uma ótima opção.

Entretanto, ainda que a comodidade seja uma ótima vantagem, a verdade é que há outros benefícios, como o fato de resguardar o indivíduo de algum risco. Um grande exemplo disso é o atual cenário pandêmico em que se vive.

O coronavírus é altamente transmissível, o que é capaz de colocar a saúde de algumas pessoas em risco. Então, se um idoso, que faz parte do grupo de risco, precisa fazer um exame, de certa forma ele ficará exposto ao vírus.

E, se o idoso possui alguma comorbidade, caso ele adquira o vírus, a situação dele pode ser de risco. Então, nesse caso, os exames domiciliar, além de manter o conforto, também resguarda o paciente de possíveis riscos à saúde.

Mas quais são os exames coleta domiciliar? Quais pessoas podem recorrer a esse serviço? São dúvidas comuns, mas que devem obter a devida clareza. Então, se você quer saber mais sobre esse assunto, é só conferir os tópicos seguintes.

WhatsApp

O que são os exames domiciliares?

Em suma, os exames domiciliar nada mais é quando, ao invés de o paciente ir até o laboratório, o laboratório vai até a residência do paciente. Trata-se de um serviço essencial, e isso é inegável. No entanto, também é um pouco trabalhoso.

Afinal de contas, a fim de fazer alguns exames, deve-se possuir uma estrutura específica, além de diversos materiais e ferramentas. Por isso, ainda que seja uma ótima opção para o cliente, deve-se levar em consideração todo o trabalho por trás.

Mas, através dele, diversos pacientes podem se sentir mais seguros, uma vez que não estarão expostos a possíveis bactérias hospitalares ou vírus, por exemplo. Diante disso, mantém-se a integridade e a saúde dos pacientes.

Fora isso, é uma ótima alternativa para quem tem algum problema locomotor. Dessa forma, pessoas que tiveram AVC e, por consequência, ficaram com um lado do corpo paralisado, podem se beneficiar bastante do serviço de exames domiciliar.

No entanto, antes de contratar esse tipo de serviço, é normal que surjam algumas dúvidas. Mas, de todas elas, com certeza a mais comum é aquela que se refere a quais exames é possível fazer através dessa alternativa.

Contudo, isso vai depender de acordo com as empresas nesse segmento que existem na sua localidade. Há diversas opções de exames domiciliar Curitiba, por exemplo. Mas não necessariamente o mesmo aconteça em outros locais. Então, nos tópicos abaixo, iremos falar um pouco mais sobre os tipos.

Quais são os tipos de exames domiciliar?

Como dito, isso vai variar de acordo com as empresas desse segmento que há na sua cidade. A Unimed exames coleta domiciliar, por exemplo, possui diversas opções. Mas, abaixo, iremos falar com mais detalhe sobre esse assunto. Confira.

Exame Covid-19

O exames domiciliar Covid provavelmente foi o primeiro que veio a sua mente. E, de fato, como ele não é tão complexo, não é muito difícil de adaptar, a fim de fazer na casa do paciente. Nesse caso, além de manter a comodidade, evita possíveis transmissões.

No entanto, a depender do tipo de teste que se faz, ele pode se enquadrar como um dos exames laboratoriais domiciliar. Nesse caso, o paciente não obtém o resultado na hora, uma vez que se deve fazer uma análise laboratorial.

No entanto, não há com o que se preocupar. Afinal de contas, o paciente não precisa se deslocar para obter o resultado do exame. Na verdade, ele pode conferir através da internet, também sem ter que sair de casa.

Exames de sangue

O exame de sangue pode ser solicitado pelo médico apenas a fim de garantir de que está tudo bem, ou a fim de averiguar uma possível patologia. Através desse simples exame, o médico consegue avaliar uma série de doenças, como:

  • Alteração no colesterol;
  • Deficiência de alguma vitamina;
  • Doenças da tireoide;
  • Diabetes etc.

Mas, por também ser um exame laboratorial, o paciente também não obtém o resultado. Deve-se enviar a amostra para o laboratório, a fim de avaliar tudo aquilo que o médico solicitou, como TSH, hemograma completo, glicemia, colesterol total etc.

Raio X

Os exames de imagem domiciliar são um pouco mais difíceis de adequar à residência do paciente. Afinal de contas, exige uma série de equipamentos essenciais, a fim de obter um resultado preciso. Por isso, não é em todos os locais que oferecem esse serviço.

Ademais, não são todos os raio x que podem ser feitos em casa. Então, deve-se informar a empresa que irá fazer esse exame qual é o tipo que você deseja fazer. Caso a empresa ofereça o serviço, no geral, costuma ser bem tranquilo.

O paciente deve apenas se posicionar na frente da máquina, de acordo com a parte que deverá ser examinada. Em seguida, o profissional irá lhe indicar todo o procedimento, bem como lhe orientar o que fazer.

Pode ser necessário respirar fundo ou prender a respiração por alguns segundos, por exemplo. Mas de qualquer forma, o profissional irá lhe indicar tudo o que deve ser feito. Fora isso, o raio x domiciliar é uma ótima forma de averiguar:

  • Possíveis fraturas;
  • Analisar a condição de um órgão;
  • Identificar doenças ósseas;
  • Auxiliar no tratamento de cânceres etc.

Exames de urina

No geral, esse é um dos exames mais tranquilos de se fazer. Afinal de contas, o paciente não precisa aguardar a chegada da empresa de exames domiciliar para fazer a coleta, uma vez que é algo mais pessoal de se fazer.

Por conta disso, nesse caso, a empresa apenas passa na residência do paciente para recolher a amostra. Ademais, os exames de urina são, na grande maioria das vezes, pedidos como adjacentes a outros exames.

Ou seja, ele serve mais para confirmar uma suspeita. No geral, ele serve para identificar problemas no sistema urinário, como:

  • Pedras nos rins;
  • Infecções;
  • Insuficiência renal etc.

Exames de fezes

Tal qual o anterior, esse é um dos exames domiciliar mais simples. Afinal de contas, a coleta do material para fazer o exame também é pessoal. Por conta disso, a empresa apenas passa na residência do paciente a fim de oferecer o material adequado e, então, recolher.

No entanto, os exames de fezes são ideais para quando o médico quer investigar se há presença de possíveis problemas no sistema digestivo. Por conta disso, deve-se avaliar se existe alguma presença anormal de elementos, como:

  • Gordura;
  • Leucócitos;
  • Sangue;
  • Parasitoses;
  • Infecções virais;
  • Infecções bacterianas.

Por conta disso, os principais exames que o médico pode solicitar, são: coprocultura, parasitológico, macroscópico etc. Além do mais, como deve ser enviado para o laboratório, a fim de analisar, o resultado não sai na hora.

WhatsApp

Saiba mais:

    • Ambulância particular
    • Ambulância para eventos
    • Ambulância para empresas
    • Resgate dependente químico

Gostou desse artigo? 

    • Conheça mais o nosso trabalho –> Aqui na Brasil Emergências Médicas
    • Quer saber mais sobre saúde? Então olhe nosso feed do Instagram da Brasil Emergências Médicas!

Gilson Rodrigues de Siqueira

Formado em enfermagem, pós graduado, palestrante em dependência química, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.