26 de dezembro de 2022
Post por: Gilson Rodrigues de Siqueira

Entenda como cuidar da pele do rosto no verão

pele do rosto no verão

Sendo o maior órgão do corpo humano, tomar todo o cuidado com a pele do rosto no verão é um detalhe que precisa de toda a atenção de qualquer pessoa, em qualquer idade, seja crianças, jovens, adultos ou idosos.

As mudanças de estação, ao longo do ano, possuem características que podem prejudicar a aparência de uma pessoa, mas a pele do rosto no verão sofre consequências graves e, por isso, cremes e produtos de proteção são indispensáveis.

Na verdade, não é apenas por causa do sol que a pele pode ser prejudicada. Nas cidades, o clima nesse período do ano, especificamente, é abafado e úmido, além de se somar à poluição do ar.

Quem trabalha em uma reforma de residência na área externa precisa limpar a pele do rosto no verão à noite. Além disso, em dias mais quentes, toda a derme, como das mãos, dos braços e do pescoço, ficam mais expostas.

Dessa forma, é preciso adaptar a rotina para empregar cuidados com a pele do rosto no verão.

O que acontece com a pele do rosto no verão?

O estresse do dia a dia é um indicador de tudo que acontece e reflete sobre a pele. Por outro lado, as temperaturas quentes do verão oferecem vantagens para a aparência.

Em alguns casos, o que pode parecer negativo, na verdade pode ter um efeito positivo, ou seja, o corpo de quem precisa fazer um projeto arquitetônico preço precisa de resfriamento em temperaturas elevadas, que acaba por desencadear na transpiração.

O suor produzido pelo corpo serve como um sistema de ar condicionado natural e, por causa da constante troca de fluídos da parte interna para a externa, o teor de umidade da pele também é maior.

Por que a pele do rosto no verão fica melhor?

A pele do rosto no verão fica com uma aparência mais suave e bonita nesta estação do ano, exatamente porque os vasos sanguíneos são dilatados, causando a vasodilatação.

O fluxo sanguíneo para a pele é, portanto, maior, sendo suprida de sangue, proporcionando uma aparência mais saudável e nutrida.

Além disso, o clima quente pode trazer várias vantagens para a pele do rosto no verão, seja para quem trabalha em um escritório de arquitetura feira de santana, ou qualquer outro local em todo o território nacional.

Por causa da incidência de luz solar por mais horas ao longo do dia, o teor de vitamina D também aumenta no sangue, estimulando a formação de novo tecido conjuntivo e, por consequência, inclui a síntese do colágeno.

Os hormônios sexuais também são estimulados, o que tem uma influência positiva sobre a aparência da pele.

Outro fator positivo para a pele no rosto no verão é que ela pode mudar de rosada para bronzeadas, dependendo do tipo de cútis.

No verão, a produção de melanina também aumenta, o que faz com que manchas escuras de pigmento se formem na pele.

Fatores de estresse para a pele do rosto no verão

Apesar da aparência da pele do rosto no verão melhorar de forma significativa, como para quem trabalha em empresas terceirizadas para condomínios, ela ainda precisa de proteção e certos cuidados.

O desafio é identificar e ajudar os cuidados de acordo com o tipo de pele, que podem ser encontrados:

  • Mista;
  • Normal;
  • Oleosa;
  • Seca.

Os seguintes fatores de estresse podem ter um impacto negativo na pele do rosto no verão.

Sol e radiação UV

A radiação UV danifica as estruturas da pele e, dessa forma, é preciso aplicar produtos para a proteção solar.

Quem não leva essa dica a sério, a radiação solar pode danificar a estrutura do colágeno da pele, prejudicando a produção de melanócitos, com efeitos negativos sobre a pele, como:

  • Elastose solar;
  • Manchas de pigmentação;
  • Pele flácida;
  • Risco de tumores de pele.

Aliás, esse é um cuidado que é válido para todas as estações do ano, para profissionais que trabalham com orçamento móveis sob medida ou motoristas de ônibus, por isso a pele sempre precisa de proteção solar.

Estresse oxidativo da pele

A pele experimenta esse distúrbio assim que o equilíbrio entre os radicais livres e os catadores de radicais no corpo não está mais correto.

Influências ambientais, como muita luz solar, podem ser o fator de causa.

Queimadura solar

Um dia de praia, ou mesmo um passeio no parque em áreas urbanas, podem causar queimaduras na pele de 1º a 2º grau com vermelhidão, inchaço e inflamação.

Dicas para cuidar da pele do rosto no verão

Para quem quer ter uma pele do rosto no verão saudável e bonita precisa aplicar mudanças na rotina, e que podem fazer toda a diferença.

As pessoas que buscam o brilho do verão e realmente se importam com a pele, há 5 dicas que valem a pena seguir.

Hidratar para um cuidado eficaz da pele

Dependendo do tipo de pele, pode ser que ela não pareça tão seca no verão. Mesmo assim, é preciso tomar todo cuidado possível

A hidratação é importante para que o metabolismo celular ocorra de forma saudável.

Os fibroblastos formam novas estruturas de colágenos quando se está em um ambiente úmido.

Quando jovem, o corpo humano produz ácido hialurônico de maneira eficaz, mas com o passar dos anos, a produção diminui, o que significa que a hidratação natural também diminui.

A pele precisa de refrescância

Os raios do sol deixam a pele do rosto no verão aquecida e avermelhada.

Há cremes faciais que possuem um efeito refrescante, com ácidos gordos de cadeia longa que hidratam a pele profundamente e, ao mesmo tempo, atuam contra o inchaço, a vasodilatação extrema e a vermelhidão.

Spray facial para a pele do rosto no verão

Um spray facial refrescante ao longo do dia revive a tez. A água termal, por exemplo, é adequada para o cuidado da pele do rosto no verão, assim como para todo o corpo.

Vitaminas indicadas para pele

Os raios solares causam estresse na pele, e moradores de metrópoles ou funcionários de administração predial precisam saber que a poluição e a poeira são depositadas em toda superfície do corpo.

Isso pode fazer com que a pele ganhe um aspecto de envelhecimento precoce.

A vitamina E reduz os processos de envelhecimento da pele, além de reparar danos causados pelos raios solares.

Quando combinada com pantenol, causa um efeito coadjuvante para atuar na regeneração ideal da pele.

Proteção solar sempre

Cuidados com a pele do rosto no verão significa uso de protetor solar o tempo todo, e precisa ser com o fator adequado para garantir a eficiência.

A visita a um dermatologista pode indicar qual o melhor fator de protetor solar, além de outros cuidados com a pele.

Os produtos podem conter ingredientes que aumentam os processos de regeneração, em conjunto o fator de proteção contra distúrbios de pigmentação, o que acaba causando manchas.

Os raios solares podem causar danos às células que atingem as camadas da epiderme, o que pode produzir melanócitos causadores do câncer de pele, e se apresentar como manchas escuras.

Durante um passeio ao ar livre, o protetor solar deve ser replicado constantemente, pois a água salgada, o sol e a transpiração removem os produtos, por melhores que eles sejam.

Cuidados com a pele do rosto no verão e além

Os cuidados com a pele do rosto no verão devem se estender para todo o corpo, ou seja, ser feito depois de passar pela água do mar ou da piscina, e se secando com uma toalha.

Quem pratica esportes ao ar livre, ou toma sol na laje protendida vantagens e desvantagens,  como ficar com a pele bronzeada e as atividades físicas em dia, mas também há a necessidade quanto ao cuidado e proteção solar.

Para manter o bronzeado, e não ter a pele descascada em um curto espaço de tempo, o melhor é utilizar produtos de cuidado pós-sol.

Produtos como gel aloe vera possuem as características necessárias para amenizar a temperatura da pele do rosto no verão, e deve ser aplicado após o banho. Com a absorção, o bronzeado se torna mais duradouro.

Aplicação de calmante e reconfortante sobre a pele

A queimadura solar sobre a pele pode ser indicada em primeiro a segundo grau, que se desenvolve profundamente.

Pode durar 24 horas e, de qualquer maneira, precisa ter as áreas afetadas totalmente cuidadas.

Após esse período, caso a ardência não reduza, deve-se passar por uma avaliação médica para identificar a intensidade da queimadura, e qual o tipo de tratamento mais adequado.

As queimaduras envolvem danos celulares com inflamação concomitante e, para uma ação reconfortante e calmante, o recomendado é aplicar aloe vera e creme com pantenol. Produtos com ingredientes anti-inflamatórios também são indicados.

A vitamina E, além de peptídeos, são ingredientes regenerativos que ajudam na recuperação da pele, dando suporte à produção de elastina e colágeno, reparando os danos celulares.

Conclusão

Por fim, vale reforçar que a pele do rosto do verão pode sofrer consequências mesmo quando longe dos raios de sol e protegidos em um escritório de uma construtora industrial.

Entrar em ambientes fechados, com ar condicionado ligado, ou nadar para se refrescar também podem afetar a pele.

Ainda assim, é possível manter uma pele do rosto no verão saudável com cuidados contínuos, uma rotina regular de limpeza e hidratação, além de uma alimentação equilibrada.

Caso seja necessário, o melhor é recorrer a remédios naturais simples, mas eficazes, para obter uma pele brilhante e com saúde.

Saiba mais:

Gostou desse artigo? 

Gilson Rodrigues de Siqueira

Formado em enfermagem, pós graduado, palestrante em dependência química, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.

× Como posso te ajudar?