Antialérgico: o que é, para o que serve e quais são os tipos?
Curitiba, 24 de fevereiro de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. O antialérgico com certeza é um dos remédios mais conhecidos pela população brasileira. Afinal de contas, a alergia é um dos problemas mais comuns. E, quando ataca todo mundo procura um, a fim de diminuir os sintomas.
Ainda que, na grande maioria das vezes, a alergia não seja um problema sério, a verdade é que os seus sintomas são bastante incômodos. E, como os antialérgicos são fáceis de encontrar, praticamente todo mundo tem um em casa.
Mas você já parou para pensar como esses remédios agem no organismo ou o que de fato eles são? Ainda que sejam dúvidas simples, ter esses ensinamentos vai fazer você ser mais instruído a respeito desses assuntos.
Inclusive, é bem comum que uma parcela da população seja alérgica a alimentos específicos, por exemplo. Então, nessas situações, você sabe qual é o antialérgico mais indicado? Se você quer tirar todas as suas dúvidas, é só continuar nesse artigo. Sem mais delongas, vamos ao que importa!
Sumário
O que é antialérgico?
Antes de tudo, é interessante falarmos sobre o que, de fato, é um antialérgico. Em suma e de forma resumida eles nada mais são que remédios cujo intuito é de tratar alguma reação alérgica de tipos diferentes.
A depender do anti-histamínico, como também é conhecido, é possível tratar uma série de reações alérgicas. A exemplo, podemos citar:
- Urticária;
- Coriza;
- Rinite alérgica;
- Conjuntivite.
O principal objetivo do antialérgico é eliminar os efeitos da histamina, que é um medidor químico que o organismo produz durante uma alergia. Contudo, é interessante saber que o antialérgico é dividido em dois grupos.
Quais são os grupos do antialérgico?
Ao falar dessa categoria de medicamento, não se pode deixar de citar o fato que há divisão de dois grupos. E isso acontece devido a fatores de formulação, efeitos e o foco da ação. Hoje, eles estão divididos em: primeira e segunda geração.
Antialérgico de primeira geração
Trata-se de medicamentos que foram formulados com base em substâncias lipofílicas. Sendo assim, eles tendem a possuir uma absorção muito mais rápida. Fora isso, bloqueia a ação da histamina por todo o corpo.
Em contrapartida, por ser um remédio que age no cérebro, ele tende a possuir alguns efeitos colaterais, como sonolência e fome. Por isso, é indicado para pessoas que querem alívio rápido ou que possuem dificuldade em descansar devido à crise alérgica.
Antialérgico de segunda geração
Esse é o tipo de antialérgico mais comum, e isso acontece porque ele causa reações mais amenas. No entanto, como possuem uma absorção mais lenta, esse tipo de remédio deve ser ministrado entre uma e duas vezes ao dia, conforme o médico indicar.
Contudo, ainda que estes sejam remédios que são capazes de amenizar alguns sintomas, deve-se tomar cuidado em relação às reações de antialérgicos. Os anti-histamínicos possuem algumas contraindicações, como é em caso de pessoas com problemas hepáticos, por exemplo.
Quais são os tipos de alergia que existem?
Outra coisa que é interessante saber a respeito dos antialérgicos diz respeito a quais tipos de alergias existem. Ter esse conhecimento é interessante até mesmo para você saber qual é o mais eficaz para cada ocasião, por exemplo.
Alergia alimentar
Ao falar desse assunto, com certeza a primeira coisa que você deve ter pensado foi sobre o antialérgico alimentar. E isso acontece porque, de fato, é o mais comum entre todos. Há alguns alimentos que podem causar essas reações.
Isso ocorre porque o sistema imunológico da pessoa produz anticorpos que entram em conflito com alguns alimentos, o que ocasiona em coceira na boca, inchaço, tontura, vômito e urticária. Dentro desse contexto, o mais comum é o antialérgico para mariscos.
No entanto, também é comum que as pessoas procurem antialérgico camarão, uma vez que também é comum. Mas, dentre os alimentos que podem causar alergia alimentar, podemos citar:
- Amendoim;
- Ovo;
- Leite;
- Trigo;
- Peixe.
- Soja etc.
Contudo, muitos procuram saber qual é o melhor antialérgico para camarão porque, na maioria dos casos, as reações desse alimento podem causar obstrução na garganta, por exemplo. Mas, quanto a isso, apenas um médico é capaz de lhe dar essa resposta de forma precisa.
Fora isso, em alguns dos casos, pode ser necessário procurar por antialérgico para intoxicação alimentar. Nessa situação, não quer dizer que necessariamente a pessoa tem intolerância alimentar. Às vezes quer dizer apenas que o alimento não está apto para consumo, por exemplo.
Alergia respiratória
Esse é o tipo de alergia mais amplo que tem, uma vez que há várias causas para esse tipo de problema. Mas, como sintoma, eles têm de ser comuns. No caso da alergia respiratória, é comum que o indivíduo sinta o nariz coçar, coriza, espirros constantes e olhos lacrimejando.
Contudo, entre as principais causas das crises por alergia respiratória, podemos citar:
- Pólen: é mais comum quando há troca de mudança, uma vez que o pólen surge da fertilização das plantas. Os irritantes alérgicos surgem de árvores, grama e ervas daninhas.
- Mofo: o mofo tem vários perigos, mas um deles com certeza é em relação à alergia. O pior é que o mofo pode estar dentro da sua casa, mesmo que nem sempre seja fácil notar.
- Poeira: muito provavelmente esse é o irritante mais comum, o qual muitas pessoas são alérgicas.
Alergia corporal
Essa alergia é um pouco mais específica, uma vez que nem todas as pessoas têm. No entanto, muitas pessoas procuram por antialérgicos para a pele porque ele costuma ter reações bastante incômodas, que atrapalham.
Fato é que há vários motivadores para essa alergia, uma vez que estamos em constante contato com objetos, pessoas etc. Mas, no geral, as principais causas desse tipo de alergia são:
- Perfumes;
- Desodorantes;
- Detergente;
- Suor;
- Roupas;
- Adereços etc.
Devido às reações comuns, muitos procuram antialérgico para coceira no corpo. Mas, a fim de melhor obter resultados e resolver de vez esse problema, é essencial que você saiba qual melhor antialérgico para pele no seu caso.
Alergia a insetos
Há pessoas que são alérgicas a insetos, no entanto, o tipo de inseto do qual a pessoa tem essa alergia pode variar, como mosquitos, baratas, mosquitos, pragas, abelhas, etc. É verdade que não é tão comum quanto antialérgico para camarão, mas existe.
Ainda que uma picada de qualquer inseto seja capaz de surtir efeitos colaterais em qualquer pessoa, quando a pessoa tem alergia, os sintomas tendem a ser mais graves e longos. Por isso, nesses casos, o ideal pode ser procurar por um antialérgico específico.
Alergia a animais de estimação
Ter um animalzinho em casa é capaz de deixar os momentos muito mais gostosos. No entanto, há pessoas que não podem ter esse prazer pelo fato de sofrer de algum tipo de alergia decorrente do pelo do animal.
Esse tipo de alergia é muito mais comum em pelos de cães e gatos, sendo esse último mais comum. Afinal de contas, gatos tendem a soltar mais pelos. A questão é que o nosso sistema imunológico pode ter problemas para responder às substâncias externas de um animal.
Contudo, isso não se resume apenas ao pelo. Na verdade, há pessoas que têm alergia à urina, saliva ou caspas de animais domésticos. Em vista disso, o indivíduo pode ter vermelhidão na pele, inchaço, dificuldade para respirar, erupções cutâneas e muito mais.
Então, no caso de você achar que sofre desse tipo de alergia, é essencial procurar por um alergista, uma vez que ele é o único capaz de negar ou confirmar suspeita.
Saiba mais:
Gostou desse artigo?
-
- Conheça mais o nosso trabalho –> Aqui na Brasil Emergências Médicas
- Quer saber mais sobre saúde? Então olhe nosso feed do Instagram da Brasil Emergências Médicas!