14 de março de 2022
Post por: Gilson Rodrigues de Siqueira

Andar de bicicleta pode melhorar sua saúde física e mental!

bicicleta

Curitiba, 14 de março de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. A prática regular do exercício proporciona diversos benefícios para a saúde. Andar de bicicleta é uma paixão para milhares de pessoas no mundo todo. Seja para se exercitar ou percorrer trajetos diários, como para o trabalho ou para a escola, ela é um meio de transporte saudável, capaz de proporcionar um poderoso impacto nas condições físicas e mentais dos seus praticantes.

Talvez você já conheça alguns dos principais deles, como ajudar no controle de peso, melhorar o fôlego e desenvolver o condicionamento físico, mas esse hábito proporciona ainda mais saúde para o praticante. Listamos alguns desses benefícios abaixo.

Precisando de uma ambulância?

WhatsApp

Controle de peso

Adotar o hábito de pedalar com frequência colabora bastante para controlar o peso do corpo. A prática é uma importante aliada para quem tem esse objetivo, já que o ato queima o excesso de gordura corporal e muitas calorias.

O metabolismo também é afetado pela prática contínua do ciclismo. Pedalar faz com que as substâncias que acarretam o aumento do colesterol ruim (LDL) sejam queimadas rapidamente, tornando o corpo ainda mais saudável.

Protege o coração de doenças

Inclusive, um dos órgãos que se beneficia bastante da prática regular de ciclismo é o coração. O exercício reduz os níveis de açúcar na corrente sanguínea, mantendo-os estáveis. Com isso, há um risco menor da pessoa desenvolver diabetes.

A prática também estimula a melhora da circulação no organismo, o que é benéfico sobretudo para o coração e os pulmões. Dessa forma, andar de bicicleta regularmente colabora para que a pessoa se previna de diversas doenças cardiovasculares, como derrame, ataque cardíaco e pressão alta.

Estamos online para te ajudar! Fale com nosso especialista.

Aumento da resistência muscular

Outro grande benefício de andar de bicicleta é reforçar toda a parte muscular do organismo. Pedalar demanda muito esforço dos músculos e, uma vez que exige o trabalho de todos os grupos musculares, o indivíduo acaba exercitando e reforçando todas as áreas do corpo. O hábito fortalece principalmente os músculos da perna e aprimora a mobilidade do quadril e dos joelhos.

Mais fôlego e disposição

Para quem deseja melhorar o fôlego e ter mais disposição no dia a dia, o ciclismo é a prática perfeita. Pedalar faz com que o seu corpo necessite muito oxigênio, de forma que além de exercitar os músculos, o praticante também exercita a respiração.

Ao longo do tempo, o fôlego é melhorado, e o ciclista fica com disposição para pedalar distâncias mais longas. Essa é uma vantagem importante, já que ela proporciona benefícios em outras atividades do dia a dia: subir escadas, fazer corrida ou encarar um morro não serão mais desafios tão cansativos.

Desenvolve a coordenação motora

Pedalar faz com que todo o corpo seja trabalhado. Justamente por isso, a prática faz com que a coordenação motora do praticante seja desenvolvida sobretudo nas pernas, braços e mãos. Isso permite que a pessoa aprimore tanto seu equilíbrio quanto o reflexo, aperfeiçoando também o tempo de reação diante das adversidades.

Melhora da saúde mental

Além dos benefícios para a parte física, pedalar é vantajoso para a saúde mental dos praticantes. Afinal, andar de bicicleta pode ser visto além de mera atividade física, mas também como um hobby e um momento de lazer.

Com isso, a atividade permite que a pessoa relaxe e deixe de lado as preocupações do dia a dia, desconectando-se dos seus compromissos. Pedalar também estimula a produção de endorfina no corpo, substância que promove a sensação de bem-estar no organismo, combatendo o estresse e a ansiedade.

A prática também colabora para aumentar o nível de serotonina, hormônio que causa o relaxamento do corpo e aprimora a qualidade do sono. Portanto, nada melhor que aproveitar esse momento para descansar da rotina, seja sozinho ou socializando ao lado de amigos e familiares durante esse momento.

WhatsApp

Saiba mais:

Gostou desse artigo?