Ambulância resgate: tudo o que você precisa saber
Curitiba, 29 de julho de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. Está em busca de uma ambulância resgate? Não há como negar o quanto os serviços de ambulância são essenciais para todas as pessoas, haja vista que tem por finalidade garantir com que um paciente possa ter o direito à vida.
Ademais, a ambulância tem por finalidade garantir a qualidade de vida de um paciente, uma vez que tem por intuito chegar o quanto antes no local do acidente. Dessa forma, acaba por evitar possíveis agravos ou sequelas que podem perdurar por toda a vida da vítima.
No entanto, antes mesmo de solicitar uma ambulância resgate, há algumas coisas das quais deve ser de seu entendimento, até mesmo para garantir a sua segurança e ter a certeza de que o veículo em questão tem todo o suporte necessário para oferecer um atendimento pré-hospitalar de qualidade.
Fora isso, é bom salientar que, apesar de a remoção médica ser o serviço mais comum e conhecido, a verdade é que a Brasil Emergências Médicas é capaz de fazer muito mais. Dentre o nosso portfólio, podemos citar os seguintes:
- Ambulância particular;
- Ambulância para eventos;
- Ambulância para empresas;
- Resgate dependente químico;
- Bombeiro civil;
- Área protegida etc.
Isso quer dizer que você pode solicitar uma ambulância resgate para uma série de situações, haja vista que o nosso portfólio é bem extenso, o que nos torna capazes de estarmos presente no dia a dia de nossos pacientes.
No entanto, há uma série de informações que devem ser de seu conhecimento antes mesmo de você aprender a como chamar uma ambulância. Então, se você quer aprender mais sobre esse assunto, é só continuar nesse artigo que iremos falar tudo a respeito. Sem mais delongas, vamos ao que importa.
Sumário
Ambulância resgate?
Uma das primeiras coisas que você deve entender sobre o assunto é que a ambulância por dentro varia de acordo com a necessidade. Ou seja, cada frota possui a sua própria característica, haja vista que ela é mais adequada para um tipo de chamado.
A Brasil Emergências Médicas, apesar de ser uma ambulância em Curitiba, é capaz de prestar atendimento em diversos outros locais, haja vista que temos estrutura para tal.
Inclusive, na grande maioria das vezes, utilizamos ambulâncias ou ambulâncias de transporte de doentes para fazer o transporte daqueles que não precisam de cuidados médicos intensivos, no caso de também não existir qualquer estado de saúde com risco de vida.
No entanto, no caso de haver algum paciente que esteja em maior risco de vida, a nossa ambulância também é capaz de operar nessas condições, uma vez que possuímos os seguintes tipos de ambulância:
- Ambulância tipo A
- Ambulância tipo B
- Ambulância tipo C
- Ambulância tipo D
- Ambulância tipo E
- Ambulância tipo F
Fora isso, cada ambulância deve ter pelo menos um paramédico. Mas, no caso de a situação demandar uma ambulância com UTI móvel, a equipe médica também precisa ser mais robusta e conter, pelo menos, um médico e um enfermeiro, além do motorista.
Ademais, dentro do veículo, deve-se transportar ou deitado ou sentado, a depender do tipo de doença com a qual ele tem. No caso de o paciente convulsionar, por exemplo, o ideal é que ele vá deitado, mas isso varia de acordo com cada caso.
E, além do assento especial, a ambulância resgate também possui um colchão de vácuo e de maca scoop, para sempre que for preciso.
Mas, além disso tudo, o veículo também dispõe de equipamento médico suficiente para transportar o paciente com segurança até seu destino.
O veículo de resgate
Outra coisa que você precisa saber sobre ambulância resgate é que ele deve ser acompanhado por pelo menos um paramédico e dispor de mais equipamento médico se for comparado com o da ambulância.
E é por essa razão que se utilizam veículos de resgate para transportar pacientes com AVC, ataques cardíacos ou acidentes graves, por exemplo.
Porque esses veículos devem ser equipados, além de outras coisas, com equipamentos médicos de cuidados mais intensos e abrangentes, bem como um tanque de oxigênio maior e uma chama mais vasta de medicação de emergência.
Ou seja, é um tipo de ambulância emergência, haja vista que dispõe de tanta coisa essencial para a vítima. Sendo assim, é adequada também para o transporte planejado de pacientes muito doentes.
Mas, no caso de o estado do paciente requisitar a presença de um médico e de um equipamento de cuidados mais intensivos e abrangentes, o meio de transporte mais comum é o veículo de cuidados intensivos, também chamado de ambulância com UTI.
Tipos de ambulância resgate
De acordo com a definição, a ambulância nada mais é do que um veículo que é utilizado para transporte. Mas, para respeitar questões de segurança, deve seguir todas as normas da ABNT – NBR 14561/12000.
Agora, outra questão a se saber diz respeito às ambulância resgate que, como você já pode notar, não são todas iguais.
A verdade é que há diferentes modelos, sendo que cada uma delas é mais adequada para situações distintas. Então, dentre os tipos, podemos citar os seguintes:
Ambulância tipo A
Trata-se de um tipo mais simples, ideal para situações menos complexas, bem como exames domiciliares, transporte entre hospitais, alta hospitalar etc. Nesse caso, a tripulação mínima é de um motorista e um técnico de enfermagem.
Ambulância tipo B
Nada mais é do que um veículo de suporte básico de vida, destinado para pacientes com baixo risco de vida.
Nesse caso, uma situação em que esse tipo de veículo pode operar é no caso de remoção para dependente químico, quando o adicto aceita tratamento.
Ambulância tipo C
Também chamada de ambulância semi UTI, a qual se destina para quando o paciente corre maior risco de vida.
Ao contratar uma ambulância para eventos, é possível que ela tenha essa estrutura, haja vista que ela serve para suportes mais intensos.
Ambulância tipo D
Nada mais é do que quando o paciente corre sério risco de vida e precisa receber o tratamento o quanto antes.
Ou seja, trata-se de um tipo ideal para as situações mais críticas. Ao solicitar uma ambulância para empresa, a depender da gravidade do local, pode acontecer desse tipo ser o mais adequado.
Aeronave de Transporte Médico
Outro tipo bem comum de ambulância resgate é a aeronave. Nesse caso, deve-se utilizar para transportar pacientes entre hospitais e atendimento de resgate.
Dessa forma, ao atender esse tipo de demanda, deve estar presente o piloto, um médico e um enfermeiro, pelo menos.
Embarcação de Transporte Médico
Para finalizar, tem a ambulância para transporte marítimo ou fluvial. Nesse caso, a tripulação precisa ser composta por um condutor, médico/enfermeiro e um técnico.
Saiba mais:
Gostou desse artigo?
-
- Conheça mais o nosso trabalho –> Aqui na Brasil Emergências Médicas
- Quer saber mais sobre saúde? Então olhe nosso feed do Instagram da Brasil Emergências Médicas!