Absenteísmo nas empresas: o que é e como resolver esse problema?

absenteísmo nas empresas

Curitiba, 3 de março de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. Você já ouviu falar do termo absenteísmo nas empresas? Se você é dono de algum negócio que possui uma média relativamente alta de funcionários, é bem provável que a sua resposta tenha sido que sim. Mas, você sabe qual a importância desse índice?

A verdade é que há vários donos de negócio que nem sequer sabem o que é absenteísmo nas empresas, tampouco qual a sua relevância. No entanto, esse é um ponto do qual todas as pessoas devem ficar atentas, já que os índices podem revelar coisas essenciais.

Saber o significado de absenteísmo nas empresas não é algo tão complexo, mas que ainda assim é capaz de gerar ótimos resultados para o seu negócio. Muito se fala sobre como aumentar a produtividade dos funcionários, mas você sabia que esse conceito pode lhe ajudar nesse ponto?

Esse é um conceito que, de certa forma, tem direta ligação com o quão satisfeitos os seus funcionários estão em trabalhar para você. Portanto, é essencial saber implementar algumas soluções para o absenteísmo nas empresas.

Ter um parâmetro a respeito desse índice no seu negócio é fundamental. E, ainda que na grande maioria das vezes seja uma responsabilidade dada ao RH, trata-se de um ponto que todas as outras funções deveriam manter atenção.

E isso se dá, em especial, porque o índice de absenteísmo nas empresas afeta o negócio como um todo. Ou seja, é capaz até mesmo de diminuir os lucros, por exemplo. Afinal de contas, funcionário que não se sente contente com o que faz, dificilmente irá render.

Sendo assim, se você quer saber o que fazer para diminuir o absenteísmo nas empresas, não deixe de conferir esse artigo. Sem mais delongas, vamos ao que importa.

Absenteísmo nas empresas o que é?

Apesar do nome ser um pouco fora do comum, entender esse conceito é mais fácil do que você imagina. Em suma, “absenteísmo nas empresas” nada mais é que uma palavra que procura descrever um certo padrão de ausência mediante uma obrigação.

Então, trazendo esse conceito para o âmbito empresarial, nada mais é que um termo que se refere às faltas constantes em geral dentro de uma organização. Trata-se de um problema bem antigo, o qual é capaz de gerar grande impacto para a empresa.

Afinal de contas, funcionário que falta ocasiona em grandes prejuízos, mas não só financeiros. Às vezes, por conta de uma falta, atrasa a entrega de uma determinada mercadoria, por exemplo. Ademais, o absenteísmo nas empresas brasileiras é bem comum.

Quando os índices são altos, traz vários problemas, os quais podem ser observados com facilidade no dia a dia. Ou seja, queda de produtividade, abalo no clima organizacional ou mesmo a sobrecarga de outros, o que é capaz de aumentar ainda mais os índices.

Algumas pessoas podem pensar que, para resolver essa situação, basta trocar o quadro de funcionários. No entanto, vale salientar que, às vezes, o problema está na própria empresa. Devido a isso, deve-se procurar formas de como diminuir o absenteísmo nas empresas. É sobre isso que iremos falar a seguir.

Como evitar o absenteísmo nas empresas?

Se você quer formas mais precisas de como reduzir o absenteísmo nas empresas, saiba que se deve resolver a raiz do problema. Ou seja, primeiro você precisa entender quais motivos tem causado esse problema na sua empresa.

Essa é a melhor maneira de resolver o problema, uma vez que você vai eliminar o causador das faltas. Mas, no geral, há alguns fatores comuns para esse problema. Por isso, nos tópicos seguintes, iremos falar sobre algumas formas de resolver esse problema. Confira.

Área protegida nas empresas

A área protegida nas empresas é um serviço que visa manter a segurança e o bem-estar de todas as pessoas que frequentam um determinado espaço. Mas o que isso tem a ver com absenteísmo? Tudo! Afinal, como o funcionário se sente motivado a trabalhar, sabendo que a vida dele corre perigo?

Caso você tenha uma empresa mineradora, por exemplo, com certeza sabe que é uma área que apresenta riscos iminentes à vida do funcionário. Por conta disso, deve-se garantir que ele tenha respaldo médico, sempre que precisar.

Por conta disso, ter uma ambulância na empresa pode resolver bastante a situação. Afinal de contas, o seu funcionário vai saber que, caso ele sofra algum acidente, terá profissionais à disposição para intervir e dar todo o apoio que ele precisa.

Uma das causas de absenteísmo nas empresas é justamente a insegurança. Portanto, quando você resolver esse problema, com certeza irá melhorar os índices da sua empresa. Acidentes nas empresas são comuns, mas quando você dá o devido respaldo, o seu funcionário se sente mais seguro.

Planos de carreira

Quando se procura um emprego, a grande maioria das pessoas sonham com duas coisas: satisfação pessoal e independência financeira. Contudo, quando o funcionário percebe que não consegue nem um, nem outro, as chances dele começar a faltas são altas.

Inclusive, a média de absenteísmo nas empresas se dá, na sua maioria, pela falta de incentivo e valorização do trabalhador. Sendo assim, uma das técnicas que você pode aplicar, a fim de diminuir esse índice, é estabelecer um plano de carreira, por exemplo.

Ademais, existe uma grande preocupação em relação ao absenteísmo e presenteísmo nas empresas. Esse último se refere a quando o funcionário está presente no local de trabalho, mas que não executa as suas tarefas com qualidade.

Então, quando você estabelece planos de carreira e valoriza os seus funcionários, com certeza as chances de diminuir os índices de absenteísmo serão muito maiores.

Pesquisas de satisfação

Os funcionários tendem a se ausentar quando não se sentem satisfeitos com N situações. Então, qual a melhor forma de como acabar com o absenteísmo nas empresas senão através de uma pesquisa de satisfação?

Ao fazer isso, você entende em quais pontos a sua empresa deve melhorar, a fim de diminuir os índices. Entenda, de fato, qual o problema que tem feito com que os seus funcionários e colaboradores se ausentem de suas funções.

Obter o feedback de todos até pode cansativo e bastante trabalhoso, mas com certeza valerá a pena. Com a pesquisa pronta, você vai saber exatamente o que e onde mudar. Dessa forma, os resultados serão muito positivos.

Descansos

Se o absenteísmo é um parâmetro que visa diminuir a ausência de funcionários, por que oferecer descansos seria uma boa opção? Pode parecer ambíguo, mas não é! Uma das causas que promovem o absenteísmo é a sobrecarga.

Ou seja, é quando todos os dias o funcionário está fazendo as mesmas coisas, ou até funções extras. Então, devido a isso ele se sente muito cansado e tende a faltar. Então, a fim de evitar as faltas não planejadas, dê descansos.

Que tal, por exemplo, oferecer descanso no dia do aniversário, por exemplo? Ou, às vezes, em dias que há menos tarefas, que tal liberar os seus funcionários mais cedo, por exemplo, ou possibilitar o trabalho em home office? São coisas simples, mas que fazem a diferença.

Clima organizacional

A análise do impacto do absenteísmo nas empresas com certeza chega no fato de que isso causa um grande desgaste no clima organizacional. Afinal de contas, quando o clima é pesado, as pessoas não irão ser produtivas.

Por conta disso, promover um diálogo respeitoso e não agressivo é uma das formas de fazer com que os níveis de absenteísmo na empresa diminuam.

Saiba mais:

Gostou desse artigo? 

Gilson Rodrigues de Siqueira

Formado em enfermagem, pós graduado, palestrante em dependência química, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.