TikTok: vale a pena para profissionais da Saúde?

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Curitiba, 8 de março de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. Sem dúvidas, você já conhece o famoso aplicativo TikTok. Esse aplicativo teve o maior número de downloads em 2020, no mundo todo, segundo o Digital Trends 2021.

E, embora seja a 7° rede social mais utilizada no Brasil, o TikTok está em 4° lugar em tempo de uso.

Além disso, os brasileiros ficam, aproximadamente, 14 horas por mês consumindo vídeos de diversos conteúdos, inclusive, alguns são criados por profissionais da saúde.

O aplicativo de vídeos de segundos, lançado no mundo em 2017, virou uma febre.

O Tiktok tornou-se o aplicativo mais conhecido durante a pandemia, impactando públicos de todas as faixas etárias.

Afinal de contas, com o isolamento e a adequação a uma nova rotina, a diversão cai muito bem, não é verdade?

Levando isso em consideração, várias marcas e influencers passaram a ver o TikTok como um novo ambiente para divulgar serviços e produtos, além de interagir com o público.

Mas, a pergunta é a seguinte: será que esse é o melhor lugar para os profissionais da saúde?

Com isso, é necessário saber o potencial da rede para ser mais do que apenas dancinhas.

E também, é óbvio, de respeitar o que prevê o código de ética de cada especialidade.

Os profissionais da saúde têm permissão para utilizar esse aplicativo?

Não tem uma desaprovação clara. Desde que os profissionais desse ramo tenham uma postura ética e usem o TikTok para compartilhar informações verídicas e relevantes, não tem com o que se preocupar.

Nessas situações, aplicam-se as mesmas regras de publicidade válidas para outras mídias.

Dessa forma, existem proibições em:

  • Divulgar o preço ou garantir resultados como propaganda;
  • Compartilhar informações de maneira sensacionalista;
  • A falta da identificação do profissional, incluindo o registro junto ao conselho regional da categoria;
  • Propagar técnicas que não foram autorizadas pelo órgão responsável;
  • Entre outros fatores restritos a cada categoria.

E as dancinhas, podem?

Então, se tratando de médicos, alguns Conselhos Regionais de Medicina são contra a utilização do TikTok para esse fim.

O CRM de Rondônia divulgou uma nota, no final de 2020, informando que atribui-se falta de ética à divulgação em seus perfis profissionais nas redes em circunstâncias indecorosas, como fazendo danças ou simulações.

De acordo com o Conselho, dessa forma o profissional estaria infringindo o artigo 9 da Resolução CFM que declara que, nas ações de divulgação, o médico tem que prezar pelo decoro da profissão.

Portanto, vale ressaltar que o Tiktok não são só dancinhas. O aplicativo tem recursos de edição que permite criar vídeos com dicas rápidas e desvendar mitos.

Ademais, existe a possibilidade de comentar outros vídeos para corrigir uma informação errada ou compartilhar um fato novo.

Ideias do que divulgar no TikTok do profissional da saúde

Embora as dublagens e dancinhas sejam conhecidas no Tiktok, esse profissional pode compartilhar informações relevantes com o público sem descumprir o código de ética.

Refletindo sobre isso, preparamos algumas ideias para você iniciar a produção de conteúdo:

  • Perguntas e respostas: o aplicativo possui uma sessão de comentários que o profissional pode usar para colher dúvidas e produzir conteúdo sobre. E caso você veja um vídeo fornecendo falsas informações sobre saúde ou com um comportamento prejudicial, você pode respondê-lo corrigindo.
  • Dicas de saúde: Um fisioterapeuta pode utilizar a rede social para mostrar como sentar-se corretamente na cadeira e um dentista pode ensinar como usar um fio dental. O importante para os usuários é que sejam dicas rápidas, fáceis e seguras.
  • Mitos x Verdades: Faça diversos vídeos falando sobre mitos da sua especialidade. Um nutricionista, por exemplo, consegue falar se é verdade ou mentira que o arroz integral é a melhor alternativa. Os recursos de edição te ajudam a apontar o que é mito ou verdade.

Não tem uma receita para isso. Assim como o reels, no instagram, o TikTok é uma ferramenta cheia de possibilidades para o profissional de saúde publicar informações de maneira segura e desenvolver uma audiência fiel.

Para isso, é necessário usar a criatividade e ter um bom planejamento.

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Gilson Rodrigues de Siqueira

Formado em enfermagem, pós graduado, palestrante em dependência química, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.