16 de fevereiro de 2023
Post por: Gilson Rodrigues de Siqueira

Promoção da saúde: você sabe o que é?

promoção da saude

Assim como outros hábitos, os hábitos saudáveis ​​devem ser cultivados a fim de realizar a promoção da saúde e trazer a atenção necessária às atividades que melhorem o bem-estar e qualidade de vida.

Considerando as iniciativas de promoção da saúde como projetos de edificação e construção que são implantados nas corporações, tudo isso corrobora para uma disseminação de informações positivas a respeito de atividades que melhoram os hábitos.

Isso se mostra ainda mais evidente durante um treino de musculação com personal, onde os principais participantes apresentaram uma série de recomendações para o melhor curso de ação.

É verdade que os acidentes de trabalho são possíveis independente do tipo de atividade, mas é altamente recomendável que os processos manuais sejam executados com treinamento especializado e com orientações.

Como forma de educar os funcionários sobre os perigos envolvendo as tarefas diárias e outros procedimentos relacionados ao trabalho, especialistas em segurança do trabalho recomendam treinamento específico sobre cada aspecto do procedimento.

O objetivo desse tipo de treinamento é educar as pessoas e promover a segurança em ambientes perigosos. A promoção da saúde serve a um propósito semelhante.

Ou seja, o objetivo da promoção da saúde é demonstrar ao indivíduo o valor de tomar decisões que beneficiem sua saúde e conscientizá-lo dos perigos associados ao não comprometimento com o autocuidado.

Precisando de uma ambulância?

Qual o conceito por trás da promoção da saúde?

O processo de promoção da saúde é responsável por tornar horizontal a disseminação de informações, ou seja, serve para discutir o problema, as causas que levam à sua existência e os caminhos que devem ser seguidos para evitar sua manifestação.

Para associar esses atos entre si, uma empresa especializada em cuidar de idosos pode realizar treinamentos, passar vídeos e dar palestras para os colaboradores se informarem sobre os pontos mais importantes sobre a própria saúde e dos pacientes.

Claro, é difícil para pessoas com trabalho acelerado organizarem suas vidas no dia a dia, fatores como um grande número de reuniões tornam o arranjo das tarefas diárias mais complicado.

Com isso, a utilização de agendas personalizadas ou agendas virtuais em aplicativos disponíveis em celulares ou computadores são comuns para os sujeitos que vivem nesse ambiente.

Ao invés de propor soluções para o problema de esquecimento de compromissos, ter uma agenda torna o indivíduo capaz de traçar sua própria rotina, ter conhecimento de quando sair para o compromisso e o que realizar.

A promoção da saúde pode ser entendida como uma forma de educar a população em geral sobre o tema, com ações geralmente realizadas por organismos internacionais e órgãos reguladores em nível nacional, mas com limitações dos atores envolvidos.

Outros profissionais de saúde também têm a responsabilidade de educar os pacientes durante as consultas, ao contrário dos professores que têm o benefício de publicar revistas de pequena tiragem, a educação é realizada por meio da conscientização.

Outros métodos de promoção da saúde incluem campanhas de conscientização e orientação durante as consultas, assim como é feito por uma clínica de recuperação para alcoólatras e outras instituições semelhantes.

Ambos são responsabilidade da sociedade civil, estigmas e informações falsas nesta área são comuns e os cidadãos estão frequentemente envolvidos em fazê-lo.

A promoção da saúde é baseada no próprio conceito de saúde, com o compromisso de trabalhar com as comunidades para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar individual e social.

Qual o objetivo da promoção da saúde?

Os principais objetivos das estratégias de promoção da saúde são promover a qualidade de vida e reduzir a vulnerabilidade e os riscos à saúde associados a:

  • Hábitos de vida;
  • Condições trabalhistas;
  • Moradia e habitação;
  • Educação;
  • Lazer e cultura;
  • Acesso a produtos e serviços essenciais.

Além disso, há também a escolha de ações que minimizem ao máximo a chance de desenvolver uma doença que tem como objetivo prevenir doenças e promover a saúde.

Decidir seguir esse caminho tem uma consequência significativa na vida das pessoas, isso é, diminui a probabilidade de morte precoce, os gastos com medicamentos e tratamentos médicos, as faltas ao trabalho por motivo de doença e aumenta a qualidade de vida.

Assim, educar e sensibilizar os cidadãos para a importância de atitudes e comportamentos saudáveis, disseminando informação e conhecimento que promovam atitudes saudáveis, é um componente vital da prevenção da doença e promoção da saúde.

A palavra prevenção, quando associada à promoção da saúde, refere-se a um conjunto de atitudes que são tomadas previamente para prevenir doenças ou acidentes como nos casos da realização de um exame de sangue admissional.

Portanto, a prevenção e a promoção da saúde estão relacionadas à mudança de atitude. Às vezes, pequenas mudanças na rotina diária podem trazer grandes benefícios para a saúde pessoal e também podem afetar as pessoas ao seu redor.

Quais os princípios da promoção da saúde?

A promoção da saúde enfatiza a participação ativa do indivíduo em situações que afetam negativamente ou beneficiam sua saúde. Indivíduos que possuem maior controle e participação em sua saúde, percebem-se mais saudáveis.

Por isso, é fundamental disseminar informações sobre vida saudável, prevenção de doenças e incutir em todos conhecimentos valiosos para tomar decisões assertivas sobre a saúde e bem-estar, o que levará a uma melhor qualidade de vida e evitará danos ao corpo.

A educação em saúde visa ampliar a compreensão dos indivíduos e fornecer-lhes as ferramentas para aprender melhor, melhorar a informação e desenvolver habilidades que melhorem a saúde dos indivíduos e das comunidades em que vivem.

Por isso, desde simples atividades físicas até um procedimento de peeling químico para melasma precisa ser bem pensado para que os indivíduos envolvidos tenham total proveito e possam melhorar de fato os aspectos que desejam sobre a saúde.

Esses atos de promoção da saúde partem de alguns princípios, tanto geral, definidos pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e por políticas nacionais. Em ordem, estas são:

  • Sustentabilidade;
  • Equidade;
  • Participação social;
  • Empoderamento;
  • Intersetorialidade;
  • Universalidade;
  • Integralidade;
  • Equidade;
  • Diretrizes de descentralização;
  • Organização hierarquizada.

As ações de promoção da saúde são esforços que melhoram a saúde de indivíduos ou de populações inteiras. Podem ser coletivas, realizadas por organizações ou realizadas por indivíduos, como no uso de medicamento manipulado para ganhar peso, por exemplo.

Já no nacional, estadual e municipal, os governos devem desenvolver e executar estratégias destinadas a melhorar a saúde da população como um todo.

Porém, no âmbito profissional, a qualidade de vida dos colaboradores é fundamental para sua produtividade, que está diretamente relacionada à sua saúde mental e física.

A promoção da saúde no ambiente de trabalho é resultado da colaboração de empregadores, empregados e da sociedade como um todo.

Exemplos de iniciativas que podem ser implementadas para promover a saúde no ambiente profissional são flexibilização de horários e locais de trabalho.

Neste caso, por exemplo, podem ser referidos o trabalho remoto, incentivo à formação frequente, promoção de um ambiente saudável, melhoria da ergonomia e instalações, promoção da alimentação saudável e exercício físico.

Com ações individuais, todos devem assumir a responsabilidade de manter hábitos e práticas saudáveis, como cuidar da alimentação, praticar exercícios, realizar massagem redutora barriga e buscar ser feliz através de uma vida plena e saudável.

Ainda existem alguns outros exemplos muito úteis para que mais pessoas compreendam a importância de promover hábitos saudáveis na rotina diária.

Quais são os exemplos de promoção da saúde?

Um exemplo de promoção da saúde é a campanha de vacinação. Essas campanhas buscam promover a importância da vacinação e proporcionar acesso gratuito e seguro aos imunobiológicos.

Adicionalmente, existem também iniciativas dedicadas à prevenção e tratamento de doenças, como exames periódicos, consultas médicas e aconselhamento sobre hábitos saudáveis.

Outro exemplo é a implementação de programas de atividade física, como caminhadas, aulas de dança e jogos coletivos, em parques e espaços públicos.

A educação e a intervenção sobre dieta e nutrição são fundamentais para combater a desnutrição e garantir uma alimentação equilibrada e saudável

Essas atividades físicas são vitais para fortalecer os músculos, aumentar a flexibilidade, melhorar o fluxo sanguíneo e prevenir doenças crônicas.

Além disso, políticas para tratar a saúde mental e abuso de substâncias são importantes para prevenir transtornos psicológicos e tratar dependentes químicos.

A promoção da saúde sexual e reprodutiva também é um aspecto crucial para garantir o bem-estar da população. Já o enfrentamento à violência doméstica requer campanhas de conscientização pública e ações de proteção e tratamento para as vítimas.

Para atingir esses objetivos, é necessária uma parceria multissetorial que engloba a promoção da saúde e a prevenção de doenças.

Além disso, campanhas educativas e de comunicação são necessárias para promover a importância de condições, estilos de vida, comportamentos e ambientes saudáveis.

Considerações finais

De modo geral, a promoção da saúde é fundamental para garantir o bem-estar da população e prevenir doenças. Existem diversas ações e medidas que são apenas alguns exemplos dos inúmeros métodos disponíveis para promover a saúde de forma eficaz.

Cabe a cada indivíduo disseminar a informação para que a sociedade se torne muito mais saudável e com menos riscos de problemas relacionados à saúde pública.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Saiba mais:

Gostou desse artigo?