24 de janeiro de 2023
Post por: Gilson Rodrigues de Siqueira

Conheça 4 benefícios da prescrição digital

prescrição digital

A tecnologia é um recurso indispensável para empresas de todos os setores, pois os profissionais podem ser energizados em múltiplas tarefas, como prescrição digital médica, por meio de soluções inteligentes.

A área da saúde exige cuidado e dedicação, seguindo as orientações dos órgãos fiscalizadores que exigem moral e respeito dos profissionais que trabalham. Afinal, os pacientes lidam com questões delicadas todos os dias, inclusive a qualidade de vida.

Para clínicas médicas de fonoaudiologia neurofuncional, a equipe deve se esforçar para manter um ambiente confortável e acolhedor para que os funcionários atendam aos requisitos da agência reguladora.

No entanto, o nível de atividade do funcionário deve ser considerado. Nos últimos anos, a população em geral tende a se concentrar em cuidados e necessidades básicas de saúde e até áreas específicas como a de um geriatra neurologista devem ter mais cuidado.

Por se tratar de uma parcela significativa da população, a medicina demanda um volume significativo de tempo e dedicação, motivo pelo qual não há profissionais suficientes para dar conta da carga horária.

Para adicionar vitalidade à vida cotidiana, os desenvolvedores de tecnologia criaram mecanismos para ajudar os médicos.

Um exemplo disso é a presença de equipamentos para otimizar o fluxo de trabalho de realização de uma ressonância magnética do encéfalo.

Prescrição digital: O que é afinal?

A prescrição digital em saúde inclui o uso de recursos legalmente reconhecidos para agilizar processos manuais.

Ramos específicos da medicina têm um maior volume de atendimento, por isso os funcionários dessas áreas têm maior propensão a sofrer de burnout. Incluindo dados obtidos de órgãos reguladores, 8 em cada 10 médicos relataram sentir-se exaustos.

Dado o impacto que a saúde mental tem na produtividade e no desempenho, é uma preocupação das empresas. O objetivo é, portanto, proporcionar aos indivíduos condições de trabalho favoráveis.

Um médico especialista em tratamentos para dependentes químicos relatou que em seus cuidados diários precisava prescrever medicamentos para auxiliar no tratamento de seus pacientes.

No entanto, o processo de prescrição médica pode se tornar complicado quando se trata de um grande volume de consultas, seja para exames ou encaminhamentos de medicamentos.

Junto com o problema em questão, deve-se considerar também o impacto da tecnologia aplicada no ambiente de negócios. Particularmente na área da saúde, o recurso tem facilitado muito ações como drenagem linfática pernas.

A medicina como um todo evoluiu ao longo do tempo, como resultado direto da pesquisa, esta pesquisa pode ser utilizada para melhorar o dia a dia dos profissionais da área.

Diante disso, considerando as realidades do segmento e analisando a atratividade dos profissionais, as soluções de prescrição médica digital combinam recursos tecnológicos para substituir os processos manuais nos consultórios.

Até mesmo clínicas particulares como um lar para idosos acamados têm aumentando a produtividade e o desempenho de seus profissionais ao fornecer as prescrições digitais entre as equipes.

Isso também facilitou o compartilhamento das informações necessárias com os pacientes e até dos familiares dos mesmo. Dessa forma, o índice de informações errôneas diminui muito, o que é uma grande vantagem se tratando da área da saúde.

Como é o funcionamento da prescrição digital?

As prescrições médicas, também conhecidas como receitas médicas digitais, devem ser escritas por um profissional de saúde, sendo importante ressaltar que, assim como as prescrições tradicionais, as prescrições digitais são pessoais e intransferíveis.

Em outras palavras, significa que todo paciente passa por uma consulta médica e eventualmente recebe uma receita. Nesse sentido, a diferença é que a questão é amparada por recursos digitais, como computadores e celulares.

O documento é publicado em formato PDF e pode ser recebido por meio de plataformas como e-mail, SMS, WhatsApp ou até mesmo sistemas disponíveis no mercado para automatizar procedimentos médicos comuns.

Para clínicas de estética com foco em peeling fotoativado, enquanto a tecnologia permite diversificar os canais de comunicação, é importante formalizar as conexões para melhorar a segurança dos procedimentos e informações dos pacientes.

É preciso, portanto, levar  em consideração a questão da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) do Brasil, que consiste em um conjunto de regras implementadas na legislação para regular o compartilhamento, armazenamento e tratamento de dados.

Os especialistas recomendam compartilhar dados confidenciais por meios de comunicação seguros e criptografados, como e-mail. Além de cumprir a segurança da informação, os e-mails também são válidos como documentos legais.

Portanto, embora existam diversos recursos disponíveis para compartilhamento e recebimento de prescrições médicas digitais, na ausência de um sistema dedicado, o e-mail é a plataforma mais adequada.

De referir que a utilização da prescrição digital é avaliada e validada por entidades chave do setor da saúde e entidades públicas responsáveis ​​pela monitorização do desempenho dos profissionais de saúde, tais como:

  • O Ministério da Saúde;
  • O Conselho Federal de Medicina;
  • O Conselho Federal de Farmácia;
  • A Anvisa.

Esta prática não é obrigatória mas está disponível para todos os profissionais que queiram usufruir do processo. Para uso adequado, o profissional deve possuir um certificado digital que valide a assinatura e a prescrição.

Visando facilitar o dia a dia dos médicos, o Conselho Federal de Medicina disponibiliza em seu site diversos modelos de receitas médicas onde os profissionais podem acessar, preencher e assinar digitalmente.

Por fim, a emissão de prescrições médicas digitais está alinhada às tendências de aceleração digital e à agenda de desenvolvimento sustentável, apoiada por diversos setores, até mesmo o setor especializado em prótese capilar feminina full lace.

4 benefícios da prescrição digital

A prescrição digital traz muitos benefícios para pacientes e médicos. Alguns dos benefícios dessa abordagem poderão ser lidos a seguir e podem ajudar os pacientes e médicos a entenderem como a tecnologia trouxe grandes vantagens para o setor médico.

Custos reduzidos

A papelada, postagem, carimbos, canetas e outros itens são despesas significativas para os orçamentos das organizações de saúde.

Podem não ter um valor singular e universal, mas impactam no orçamento quando há um grande volume de consultas, pois o número de prescrições diárias é altíssimo.

Mas com prescrições digitais, o impacto positivo nos custos é considerável. Além disso, outro fator importante que afeta diretamente a experiência do paciente é a facilidade de acesso às prescrições, reduzindo os custos de deslocamento.

Maior produtividade dos profissionais da saúde

Um profissional de saúde tem várias preocupações durante a consulta. O atendimento profissional e humanizado, o preenchimento de prontuários, o acompanhamento de casos, a escuta de questões clínicas e a logística de procedimentos são alguns exemplos.

Prescrições manuscritas incluem papel carbono, explicações legíveis e detalhadas. Em alguns casos, é necessário mais de um registro porque um medicamento foi adquirido na farmácia e outro no posto de saúde.

Ainda é importante acrescentar que esta rotina não acontece apenas uma vez. Ela se repete várias vezes ao longo do dia de trabalho. Isso torna o procedimento demorado e trabalhoso para os médicos.

Com a prescrição digital, o profissional pode dar recomendações e orientações com mais rapidez e facilidade. Isso reduz a complexidade e libera tempo para o médico prestar cuidados superiores.

Os bancos de dados integrados à plataforma em nuvem também são capazes de fornecer acesso imediato a informações sobre medicamentos e doses. Isso facilita as atividades e aumenta as oportunidades para os profissionais de saúde.

Mais segurança para as informações

O sistema de prescrição digital é altamente criptografado e privado. Facilitando o acesso do paciente aos itens necessários para a realização de uma rotina assistencial competente, sem risco de erros de dados ou medicamentos incorretos.

A perda do documento físico também se torna nula, eliminando o retrabalho. Além disso, problemas de comportamento com indivíduos mal-intencionados que podem tentar falsificar prescrições ou obter medicamentos ilegalmente também são minimizados.

Isso ajuda a proteger a integridade de pacientes e profissionais de saúde, bem como evitar problemas legais para todos os envolvidos.

Evita a necessidade de repetir exames

Plataformas de prescrição conectadas a prontuários eletrônicos facilitam a transmissão de prescrições. Com isso, o médico pode observar de perto todas as atividades relacionadas à saúde realizadas pelo paciente.

A política evita a repetição de exames por falta de comunicação entre as equipes de tratamento e assistência, todas as informações são registradas em sistemas seguros em nuvem. Isso diminui o gasto dos pacientes e facilita a padronização dos profissionais.

Considerações finais

Utilizar a prescrição digital no hospital é uma alternativa superior para facilitar a rotina dos profissionais e proporcionar mais comodidade aos pacientes. Esse sistema promove processos mais rápidos e precisos na instituição, com menos erros e retrabalhos.

No entanto, a prescrição médica digital é um recurso destinado a aumentar a assertividade profissional, sendo importante avaliar as obrigações delegadas pelos órgãos reguladores.

Além disso, esse recurso informatizado promove condições que potencializam a conectividade da rede de saúde, por meio de uma comunicação precisa e consistente entre as instituições de saúde.

Isso facilita uma percepção positiva da organização de saúde aos olhos dos pacientes e funcionários e melhora como um todo o setor de saúde.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Saiba mais:

Gostou desse artigo? 

Gilson Rodrigues de Siqueira

Formado em enfermagem, pós graduado, palestrante em dependência química, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.