16 de fevereiro de 2023
Post por: Gilson Rodrigues de Siqueira

Entenda o que é planejamento de enfermagem e a sua importância

planejamento de enfermagem

O planejamento de enfermagem é uma das etapas principais para o processo de Sistematização da Assistência de Enfermagem.

Priorizando as fases de coleta de dados, diagnóstico, implementação e avaliação, para que os profissionais da área da saúde consigam atuar de modo que ajudem a prevenir, controlar ou resolver os problemas dos pacientes. 

Com esses resultados, por sua vez, é possível saber quais ações serão necessárias e os próximos passos a serem dados.

Esse é um tema interessante para liderança e gestores de hospitais, clínicas e consultórios que tem vontade de aprimorar os cuidados de enfermagem, contribuindo para a organização e qualificação no atendimento. 

No presente texto será apresentada a importância de um bom planejamento de enfermagem, suas etapas e como montar seu plano para colocá-lo em prática.

O que seria planejamento de enfermagem?  

Para explicar da maneira mais simplificada possível, o planejamento de enfermagem é um direcionamento para a tomada de decisões do setor. 

É uma forma de coordenar para evitar, mitigar ou solucionar problemas, ajudando na identificação e orientando na definição de cuidados preventivos ou terapêuticos direcionados ao paciente.

Em resumo, um planejamento de sucesso de enfermagem vai depender da coleta de dados seguros e interpretação desse diagnóstico. Tendo essas informações em mãos o gestor será capaz de determinar os próximos passos para chegar até o objetivo desejado.

Como ter um planejamento de enfermagem de sucesso

O planejamento consiste na organização do setor de enfermagem. Para executá-lo com excelência é preciso seguir algumas etapas: o diagnóstico de enfermagem, definição de prioridades, implementação  e avaliação. 

Por conta da importância dessas etapas, torna-se necessário exemplificá-las de maneira a desenvolver cada uma delas.

Diagnóstico de enfermagem

Para iniciar um planejamento de enfermagem eficaz, é necessário realizar um diagnóstico detalhado do paciente, investigando os dados referente à sua condição atual e obtendo informações sobre seu histórico de saúde.

Esses diagnósticos podem ser divididos em dois grupos, sendo eles, os autônomos e por meio de cooperação.

O grupo dos autônomos pode ser feito sem a necessidade de outros profissionais, e por cooperação, nesse grupo exige o envolvimento de outros profissionais da saúde para obter informações mais detalhadas sobre o estado de saúde do paciente. 

Independente da forma utilizada, é de extrema importância reunir todas as informações necessárias para seguir com as próximas fases do planejamento de enfermagem.

Definindo as prioridades

Essa fase está relacionada ao que deve ser priorizado no atendimento do paciente. Em caso de dores na região do abdômen, ou vômitos acompanhados de sangue, pode ser solicitado o uso de equipamento de endoscopia digestiva.

Esse é o equipamento que irá permitir que o médico veja o que está acontecendo internamente para saber quais tratamentos aplicar e a sequência de medicamentos que deverão ser receitados ao paciente.

Implementação e avaliação de diagnósticos

Essa fase é referente às ações que serão colocadas em prática com base nos diagnósticos e nas prioridades definidas pelos profissionais da saúde. 

É importante lembrar que mesmo após definido, não é obrigatório ser seguido à risca em primeiro momento. A implementação também serve para ajudar na avaliação da execução, observando possíveis alterações que possam vir a ser realizadas e ajustar falhas.

Para uma melhor avaliação é preciso alinhar algumas questões com a equipe, como se os planos de ação e objetivos foram alcançados de maneira esperada e o que deverá ser feito para aprimorar ainda mais o planejamento.  

Como otimizar a elaboração do planejamento

O planejamento de enfermagem tem a missão de otimizar os cuidados prestados, distribuindo as funções de maneira eficiente. 

Ou seja, um plano bem estruturado e alinhado na unidade de saúde, permite entregar melhores resultados utilizando menos recursos, sejam eles materiais ou o tempo dos profissionais, que por vezes são escassos.

Por ser algo escasso, algumas vezes é necessário que o médico faça o uso do laudo ergonômico funcional para otimizar o atendimento e o tratamento.

Esse modelo de laudo ergonômico tem como objetivo formalizar as condições ideais de trabalho para os funcionários, de modo a valorizar o espaço, conforto e segurança, mantendo a saúde em dia. 

Afinal, os médicos que cuidam da saúde das outras pessoas, também precisam se cuidar para manter a sua saúde em dia. 

Para elaborar o planejamento, é essencial entender a realidade da instituição, analisando todos os recursos que estão disponíveis, qual tecnologia é utilizada, número de profissionais, entre outros pontos. 

Desse modo, torna-se importante apresentar alguns pontos que precisam ser examinados para facilitar a elaboração de um planejamento. São eles:

  • Saiba quais os recursos disponíveis na unidade de saúde;
  • Adote processos de triagem para facilitar a ordem de atendimento clínico;
  • Aplique questionários para coletar informações essenciais;
  • Considere as particularidades do indivíduo na hora da prescrição;
  • Leve em conta os aspectos psicossociais que influenciam na rotina do paciente;
  • Inclua acompanhantes, principalmente de grupos vulneráveis.

Esses pontos, ao serem analisados, são de grande importância para o desenvolvimento de um consultório e ajudam no estabelecimento de um padrão de qualidade para que o profissional se destaque no mercado.

No entanto, existem diversas outras vantagens que esse processo pode trazer. Por esse motivo, abaixo serão listadas algumas vantagens conquistadas quando é feita a elaboração de planejamento de cuidados de enfermagem:

  • Mais clareza do que precisa ser feito para atingir metas;
  • Ganho no padrão de qualidade no atendimento;
  • Decisões mais assertivas;
  • Cuidados baseados nas necessidades específicas de cada paciente;
  • Definição clara das prioridades.

Situações especializadas

Cada caso tem que ser levado em consideração na hora de tratar um paciente, existem diversas doenças e formas de tratamento de acordo com a idade, situação social e fase da vida.

Desde casos graves, estéticos, até coletas simples de exame admissional de sangue para quem conseguiu um novo emprego, cada situação requer um tratamento diferente.

Diferente da coleta de rotina, esse procedimento serve para averiguar a saúde do novo funcionário e identificar doenças preexistentes e evitar que futuramente elas sejam associadas ao exercício da prática profissional.

No consultório o planejamento para esse exame funciona com uma sequência de perguntas sobre o histórico médico do paciente, como:

  • Usa medicamento controlado?;
  • Tem alguma patologia? Se sim, qual?;
  • Já passou por alguma cirurgia?;
  • Qual foi o seu último cargo trabalhista?;
  • Foi exposto a algum risco ocupacional no último emprego?.

Em caso de pacientes em clínica para idosos acamados é preciso outros planejamentos de enfermagem. 

Deve ser considerado as prioridades em relação às necessidades do paciente, além de idade, cultura local, diagnóstico, necessidades básicas entre outros. 

Esse grupo precisa de assistência multidisciplinar e contínua, a participação da família do idoso é importante na maioria dos casos. Desse modo, o planejamento da assistência precisa de:

Para pacientes pediátricos o planejamento de enfermagem deve esperar resultados que incluam a necessidade da criança e a interação com seus familiares. Devendo incluir intervenções e resultados esperados relacionados a:

  • Sinais vitais;
  • Higiene;
  • Consultar se a vacinação está em dia;
  • Cuidados com procedimentos e medicamentos.

Para vítimas de trauma, o planejamento de enfermagem exige raciocínio rápido do enfermeiro na hora da decisão clínica. 

É importante buscar imobilizar o paciente para chegar em segurança à assistência de saúde. 

Em casos de rompimento do ligamento, por exemplo, será colocada uma joelheira ortopédica ligamento cruzado

Mas, ainda existem alguns procedimentos que devem ser feitos em situações onde o problema é mais grave. Algumas das principais intervenções incluem:

  • Imobilização do paciente com materiais e imobilização;
  • Monitorização dos sinais vitais no transporte;
  • Transporte da vítima para o serviço de urgência;
  • Promoção da termorregulação.

Quando se trata de estética, muitas vezes não precisa de um planejamento de enfermagem por serem procedimentos considerados simples, como por exemplo a criolipólise braço, que serve para eliminar  gordura e flacidez na área dos braços.

O mais importante é pesquisar um local especializado nesse segmento e ser avaliado por um profissional para saber quantas sessões serão necessárias. 

Assim como outros tratamentos procurados por mulheres que sofrem queda de cabelo gerada por stress, procuram clínicas especializadas em implante capilar para mulheres. Entre uma infinidade de tratamentos estéticos.  

Considerações finais

Todo e qualquer segmento que conta com um bom planejamento faz toda a diferença para atingir os melhores resultados, não seria diferente com a enfermagem. 

Na área da saúde é ainda mais importante que tenha um suporte na tomada de decisão por estar lidando com vidas.

Sendo assim, é importante que os gestores estejam sempre de olho nas regulamentações de segurança, pois qualquer coisa que deixe passar pode alterar o resultado de forma negativa.

Pensando na melhor convivência entre equipe e paciente, é viável ter um atendimento mais humanizado para o conforto de todos e levar em consideração as demandas da população, além de compreender as ligações sociais entre doenças. 

Por isso é preciso detectar os problemas e pensar em soluções a curto, médio e longo prazo. Levando sempre em consideração os benefícios e as vantagens que o planejamento de enfermagem pode trazer para o dia a dia de um consultório médico. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Saiba mais:

Gostou desse artigo?