O que é ambulância e quais os serviços elas podem prestar?

o que e ambulância

Curitiba, 11 de agosto de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. É bem provável que você já tenha visto um veículo desse andando pelas ruas, mas você sabe o que é ambulância e quais serviços ela é capaz de prestar?

A verdade é que muita gente ainda acredita que a ambulância apenas é capaz de fazer o serviço de remoção médica.

E, de fato, não há como negar que esse é um dos serviços de ambulância mais conhecidos. No entanto, resumir todos eles a um único, não é o mais correto a se fazer.

Mesmo porque uma ambulância é capaz de fazer muito mais do que talvez você esteja imaginando. Por isso, no artigo de hoje, iremos falar sobre o que é ambulância e quais serviços ela pode prestar. Então, sem mais delongas, vamos ao que importa.

Precisando de uma ambulância?

WhatsApp

O que é ambulância?

Ressalta-se que há tanto a ambulância particular quanto a do SAMU. Ou seja, na maioria dos casos, os veículos são utilizados por órgãos designados, que podem ser parte do governo, instituições de caridade, ONGs e algumas empresas comerciais.

Como resultado, pode acontecer que o serviço de ambulância varie de empresa para empresa. Mesmo porque cada uma é livre para oferecer apenas os serviços que sabe que é capaz de prestar com máxima excelência.

Mas, no geral, em relação aos serviços que uma ambulância á capaz de prestar, podemos citar os seguintes:

O objetivo dessas instalações é fornecer atendimento de qualidade, reduzir riscos e garantir que os pacientes possam se recuperar de certas lesões ou evitar consequências.

No caso de um AVC, por exemplo, o paciente sofrerá uma série de complicações, caso não receba atendimento imediato.

Nesses casos, contar com uma ambulância para remoção particular é uma ótima forma de garantir a qualidade de vida do paciente.

Além disso, é bom ressaltar que a ambulância por dentro varia de frota para frota, pois cada um é adequado para uma finalidade específica. Como resultado, tudo pode ser feito, desde exames domiciliares até coisas mais sérias, exigindo uma ambulância com UTI móvel.

Além disso, as ambulâncias devem estar equipadas com dispositivos de aviso sonoro e visual. Dessa forma, será mais fácil para ele contornar a pista e chegar a essa área o mais rápido possível, proporcionando maior segurança ao paciente, haja vista que vai chegar ao local em menos tempo.

Estamos online para te ajudar! Fale com nosso especialista:

WhatsApp

Quando a ambulância surgiu?

Além de saber o que é ambulância, também pode ser interessante saber como elas surgiram, até mesmo para ter um entendimento mais embasado do assunto.

A verdade é que a história das ambulâncias remonta aos tempos antigos, originalmente usadas para transportar pacientes que não conseguiam andar.

Em poucas palavras, as ambulâncias foram usadas pela primeira vez para transportes em 1487, pelos então espanhóis e demais civis. Eles foram usados ​​até mesmo em meados da década de 1830.

No entanto, foi o progresso tecnológico nos séculos 19 e 20 que levou à criação de ambulâncias modernas, que passaram a se basear em carros.

Por exemplo, até o primeiro caminhão de bombeiros usavam tanques de água para combater incêndios, o que é um tanto arcaico.

Hoje, no entanto, os veículos são muito complexos para serem usados ​​para vários outros fins, como para o resgate dependente químico. Além disso, graças à tecnologia, hoje existem os seguintes tipos de veículos, sendo eles:

  • Ambulância tipo A
  • Ambulância tipo B
  • Ambulância tipo C
  • Ambulância tipo D
  • Ambulância neonatal

Portanto, é possível atender desde chamados simples até mais complexos, por exemplo, haja vista que se tem uma ambulância semi UTI e uma ambulância com UTI.

O que uma ambulância pode fazer?

Como mencionado, cada empresa privada de ambulância fornece apenas serviços que eles sabem que podem fornecer, uma vez que é necessário ter certa estrutura mais específica para alguns serviços.

Mesmo porque, devido ao fato de ser uma empresa do nicho de saúde, ele deve ser comprometido em fazer tudo com excelência, desde que tenha uma estrutura para determinadas coisas.

Portanto, não há como dizer com 100% de certeza que todos eles fornecem os mesmos serviços, porque não o fazem. Isso varia de acordo com cada negócio.

Sendo assim, antes de procurar uma empresa de ambulância, certifique-se de que ela possa fornecer o serviço que você precisa.

Locação ambulância

Há momentos em que você quer fazer um evento e precisa de uma ambulância. Mas, se for um evento ocasional ou único, certamente comprar um veículo para uso único não valeria a pena, não é?

Portanto, não há como negar que a contratação de uma ambulância é muito útil em situações como essas. Mas não só isso.

Digamos que você queira iniciar um negócio de ambulâncias, mas não tem dinheiro para comprar um carro e todo o equipamento necessário. Nesse caso, você deve fazer a locação ambulância, pois ela pode vir com a estrutura que você precisa.

E há uma série de empresas que podem fornecer ambulâncias regulamentadas. Assim, você tem a certeza de que poderá utilizar o veículo para realizar os serviços que deseja.

Mas em termos de aluguel de ambulância preço, ele varia dependendo de vários fatores, como a classe do veículo que você precisa, a quantidade de ambulância e o número de dias em que o veículo é alugado.

Ambulância para eventos

As ambulâncias para eventos também são outro serviço importante para os anfitriões que desejam que todos os convidados se sintam confortáveis ​​e seguros. Afinal, com este serviço todos serão apoiados por profissionais qualificados.

Acidentes ocorrem frequentemente em festas, como quedas, desmaios, etc. Por exemplo, em festas que tem álcool, alguém pode se machucar levemente por causa de uma queda ou algo do gênero.

No entanto, é importante destacar que existem situações em que a contratação de ambulância para eventos se torna uma obrigação legal.

Se o evento exceder o número X de convidados, pelo menos uma ambulância deve estar presente, mas isso varia de acordo com o local.

Por exemplo, se você quiser uma ambulância Curitiba, é obrigatório se você tiver mais de 2.000 pessoas na área, mas a lei pode ser diferente em outras partes do país.

Ambulância para empresa

O serviço de ambulância para empresa acaba se tornando uma ótima forma de garantir com que todos os seus funcionários tenham o apoio de uma ambulância sempre que for preciso.

Sendo assim, trata-se de um serviço vital para aqueles que tem um negócio que atua em locais de alta periculosidade, cujo os riscos de acidentes são maiores.

Além disso, a ambulância para empresa é essencial para diminuir a taxa de absenteísmo nas empresas, já que o trabalhador vai se sentir mais seguro.

WhatsApp

Saiba mais:

Gostou desse artigo?