Home Care: o que é e quais são as vantagens?

home care

Curitiba, 3 de março de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. Você já ouviu falar sobre o termo home care? À medida que o tempo passa, é normal que a medicina consiga alguns avanços, o que é ótimo. Afinal de contas, há pessoas que precisam de um atendimento mais específico, uma vez que podem ter limitações.

Fora isso, há situações que impossibilitam uma pessoa de ter acompanhamento médico. É o que acontece, por exemplo, com pessoas que moram em locais mais afastados e distantes de clínicas ou hospitais.

No entanto, a verdade é que todo mundo precisa de assistência médica, uma vez que ela é essencial para averiguar o estágio de uma doença, por exemplo, ou mesmo para diagnosticar algum possível problema de saúde.

E é mais ou menos dentro desse contexto que surgiu o home care. É verdade que não é algo muito novo. Contudo, desde 2014, mais ou menos, cada vez mais pessoas têm procurado esses serviços. Ademais, por conta da pandemia, cada vez mais pessoas têm migrado para essa modalidade.

Mas o que é home care? Será que há requisitos para que uma empresa possa prestar esse tipo de serviço? Ou, ainda, será que se trata de um serviço legalizado? É bem comum ter essas dúvidas, em especial se você não está habituado com esse conceito.

Entretanto, a verdade é que se trata de uma modalidade séria, as quais as empresas devem sim seguir um certo padrão. Inclusive, home care Curitiba é um serviço que tem crescido bastante, haja vista que as demandas têm aumentado também.

Sendo assim, se você quer saber um pouco mais sobre esse assunto e quais as suas vantagens, é só continuar nesse artigo. Nos próximos parágrafos, iremos falar com mais detalhe. Então, sem mais delongas, vamos ao que importa!

Precisando de uma ambulância?

WhatsApp

O que é home care?

Antes de tudo, você precisa saber o que é home care. Traduzindo para o português, seria algo como prestar serviços de saúde na casa do paciente. Ou seja, nada mais é que quando ao invés do paciente ir até o hospital o “hospital” vai até o paciente.

No entanto, na grande maioria das vezes, esse é um tipo de atendimento que o próprio médico indica, a fim de fazer com que o paciente tenha ainda mais conforto nas suas sessões de tratamento, por exemplo. E, de fato, tem muitos benefícios.

Contudo, para que isso possa acontecer, deve ter todo um cuidado. Por conta disso, o serviço deve ser prestado por uma equipe multidisciplinar. Inclusive, por ser uma modalidade que tem crescido bastante nos últimos tempos, há várias opções de empresas de home care Curitiba.

Como o paciente pode ter várias necessidades, é essencial que mais de um profissional acompanhe o caso. Inclusive, nessas visitas, incluem consultas, exames, aplicação de medicamentos e, em alguns casos, até mesmo internação domiciliar.

Nesse caso, deve-se montar toda uma estrutura, com os devidos equipamentos de suporte de vida e a fim de monitorar o paciente. Afinal de contas, quando ele se encontra nessa situação, eles precisam de cuidados contínuos.

A home care Unimed Curitiba é um dos grandes exemplos de como esse serviço funciona. Para tal, deve-se criar um ambiente ambulatorial, uma vez que a grande parte dos pacientes tem uma doença crônica e, por isso, tem dificuldade em se locomover.

Estamos online para te ajudar! Fale com nosso especialista:

WhatsApp

Como o home care funciona?

Outra coisa que você precisa saber sobre esse assunto diz respeito a sua funcionalidade. Você sabe como funciona o home care? Trata-se de um serviço um tanto quanto complexo. Afinal de contas, há algumas dificuldades e uma grande necessidade de se adaptar.

E isso acontece porque cada paciente tem uma necessidade específica. Às vezes, o paciente precisa de fisioterapia home care Curitiba, por exemplo, ou alguma outra especialidade. Portanto, esse tipo de serviço requer conhecimentos técnicos.

No entanto, são técnicos no sentido da manutenção da saúde, a fim de que os procedimentos possam ser feitos na casa do paciente, sem qualquer tipo de problema. Mas, além desse cuidado de aplicar medicação etc., deve-se ter um profissional para acompanhar a evolução.

Inclusive, o apoio home care assistência à saúde domiciliar Curitiba PR tem sido muito requisitado. E isso ocorre, em especial, devido ao fato da população idosa precisar bastante desse tipo de serviço. Ademais, eles são os maiores beneficiados.

home care

Quais são os benefícios do home care?

A verdade é que esse tipo de serviço possui inúmeras vantagens para o paciente, razão pelo qual esse serviço tem se tornado ainda mais popular com o passar dos anos. Entretanto, com certeza o maior benefício diz respeito à comodidade.

O simples fato da pessoa ter profissionais a sua disposição, na porta de casa, é uma grande vantagem, uma vez que proporciona uma comodidade enorme. No entanto, esse benefício se torna ainda mais viável para aqueles que têm algum tipo de limitação física.

Afinal de contas, se a pessoa é paraplégica ou detém algum outro tipo de limitação física, a qual impede de caminhar, por exemplo, o home care é muito bem-vindo. Sendo assim, não há como negar que essa é a principal vantagem.

No entanto, um outro benefício diz respeito ao fato de o paciente estar ao lado dos seus familiares. Dessa forma, ele se sente ainda mais motivado a continuar o seu tratamento, por exemplo. Inclusive, em situações como essa, as chances de recuperação são ainda maiores.

Quais são as formas de atendimento domiciliar?

Outra coisa que tange esse assunto diz respeito às formas de atendimento domiciliar. Como dito, cada caso é único e possui características únicas. Sendo assim, é de se imaginar que há mais de um tipo de atendimento.

Ademais, há vários serviços de home care em Curitiba. Então, isso quer dizer que se torna ainda mais fácil encontrar aquilo que você precisa. Mas, nos tópicos abaixo, iremos apresentar algumas formas de home care. Confira!

Enfermagem domiciliar

Há bastante serviço de enfermeira home care Curitiba. Mas, de acordo com o Conselho Federal de Enfermagem, o COFEN, esse serviço tem por objetivo fazer atendimento especializado na casa do paciente.

Em geral, esse serviço é ideal para crianças, pacientes portadores de alguma deficiência física, doentes crônicos e idosos. Afinal, esse é o grupo de pessoas que têm mais dificuldade em sair de casa. Contudo, não é uma regra. Pode haver exceções.

Fisioterapia

Também há bastante home care fisioterapia Curitiba, uma vez que esse é um dos serviços mais comuns. Nesse caso, nada mais é quando o paciente precisa que um profissional vá até a sua residência, a fim de oferecer o serviço de fisioterapia.

Por conta disso, o objetivo do profissional é desenvolver algumas atividades que promovam o tratamento da doença ou que retardem ou melhore sequelas de algum trauma, por exemplo. Portanto, ele visa reabilitar, reeducar ou prevenir deformidades ósseas.

Contudo, o profissional também pode ter a intenção de ajudar a promover a inclusão e melhorar a qualidade de vida, além de preservar ou recuperar a saúde do paciente. Por isso, há várias opções de home care Curitiba PR

Fonoaudiologia

Também há empresas de home care em Curitiba de fonoaudiologia. Em suma, o objetivo é tratar a voz em casa, com alguns cuidados específicos, uma vez que requer bastante atenção por parte de toda a equipe de profissionais.

O intuito principal desse programa é de reabilitar o paciente da forma mais natural possível, além de preservar pelo seu conforto de estar em um ambiente que ele conhece, longe de hospital ou clínica, por exemplo.

home care

WhatsApp

Saiba mais:

Gostou desse artigo?