Gravidez: como saber se a bolsa rompeu e o que fazer?

Curitiba, 1 de março de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. A gravidez é um dos momentos mais importantes para as mulheres que sempre sonharam com a maternidade. No entanto, também é recheada de dúvidas. Em vista disso, é normal que a mulher se pergunte coisas como: o que fazer se a bolsa estourar?

Ainda que sejam dúvidas bem comuns, é essencial que todas elas possuam uma resolução. Afinal de contas, momentos como esse exigem o máximo de cuidado, até mesmo para garantir a segurança e o bem-estar do bebê.

Outras mulheres ainda se perguntam se tem como ajudar a bolsa estourar, por exemplo. Em vista disso, no artigo de hoje, iremos falar tudo a respeito desse assunto, já que é um assunto essencial, que visa elevar o nível de entendimento da mulher na gravidez.

Se você está grávida, com certeza já deve ter noção do quanto esse momento exige cuidados, uma vez que se trata de duas vidas. Por conta disso, é necessário ficar atento a todos os tipos de sinais que o seu corpo emana.

E os cuidados devem se estender à bolsa gestacional, já que ela tem uma grande função para os bebês. Sendo assim, para saber todas as informações a respeito desse assunto, não deixe de conferir esse artigo. Sem mais delongas, vamos ao que importa!

Precisando de uma ambulância?

WhatsApp

O que é bolsa gestacional?

O saco gestacional é a primeira estrutura que se pode ver através do ultrassom, o que visa confirmar se a mulher está grávida. Inclusive, essa é a primeira estrutura que se forma no início da gravidez, a qual é muito importante para o bebê.

Na gravidez, essa estrutura começa a aparecer até mesmo antes do bebê. Estima-se que o saco gestacional tem o seu início quando o beta HCG atinge um nível aproximado de 3 mUI no sangue. Ou, às vezes, ele aparece entre a 4° ou 5° semana.

É o saco gestacional que dá início a bolsa amniótica, a qual tende a crescer de acordo com a gravidez. Inclusive, muitas mulheres se deparam com o saco gestacional vazio, assim que vão fazer o ultrassom. Isso é capaz de assustar, mas é normal.

Ao visualizar tal imagem, a mulher pode achar que a sua gestação não está saudável, mas não é isso. Como dito, essa é uma estrutura que pode aparecer antes mesmo da formação do bebê. Por isso, não há razão para se preocupar.

Certo, você já entendeu isso, mas o que faz a bolsa romper? Há várias coisas que você ainda deve saber sobre esse assunto, e iremos explicar todos os detalhes. Confira!

Estamos online para te ajudar! Fale com nosso especialista:

Veja nossas avaliações

Diana Vilarinho
Diana Vilarinho
18. Julho, 2022.
Verificada
Excelente, prestativos, atenciosos , tratamento muito bom. Nota 10. Utilizei o serviço de remoção para consulta. Muito bom.
Maria L Diniz
Maria L Diniz
16. Julho, 2022.
Verificada
Um excelente atendimento! 🙏💜
Daiane Rosolen
Daiane Rosolen
8. Julho, 2022.
Verificada
Atendimento top! Sr. Gilson muito prestativo e super atencioso no atendimento telefônico. Eu agradeço pela gentileza. Coisa rara hoje em dia.
Carolina Luhm Crivellaro
Carolina Luhm Crivellaro
4. Julho, 2022.
Verificada
Excelente atendimento pela equipe.
Ozana Storck
Ozana Storck
21. Junho, 2022.
Verificada
Serviço de excelência
Rosa Pelizari
Rosa Pelizari
1. Junho, 2022.
Verificada
Realizei alguns exames com a Brasil e fui muito bem atendida. Os profissionais são pontuais, educados e qualificados. Obrigado pelo ótimo atendimento.
Izabel Martins Campos
Izabel Martins Campos
23. Maio, 2022.
Verificada
Valmir Mendes
Valmir Mendes
5. Maio, 2022.
Verificada
Maria Mendes
Maria Mendes
5. Maio, 2022.
Verificada
Rosimeire Ribeiro
Rosimeire Ribeiro
5. Maio, 2022.
Verificada

WhatsApp

Como saber que a bolsa estourou?

A principal dúvida sobre esse assunto é sobre como saber que a bolsa estourou. Pode parecer algo muito difícil, mas, na verdade, o corpo possui reações bem típicas, do qual é quase que impossível notar que isso aconteceu.

Quando a bolsa estoura, há uma liberação de um líquido transparente ou amarelo claro, sem odor. No entanto, a mulher não consegue controlar esse líquido. Por conta disso pode sair em grande ou baixa quantidade. Isso vai depender de pessoa para pessoa.

No entanto, algumas mulheres, antes de terem a bolsa rompida, sentem uma expulsão no tampão mucoso. Ou seja, nada mais é que uma secreção amarela e espessa. Esta, é responsável por tapar o colo do útero, que tende a proteger o bebê.

Contudo, em algumas mulheres, esse tampão pode se misturar com sangue. Por isso, a secreção pode sair com alguns pontos vermelhos ou marrons, como se fosse o final da menstruação.

Mas como se estoura a bolsa na gravidez? Na verdade, esse não é um procedimento que a gestante deve fazer. Trata-se de um processo natural, que ocorre quando o bebê está próximo a nascer.

Como saber se a bolsa estourou no banho?

Outra dúvida bem comum a esse assunto é sobre como saber se a bolsa estourou no banho. Afinal de contas, como é um líquido inodoro, você pode pensar que não irá sentir caso isso ocorra durante o banho.

No entanto, trata-se de um líquido que sai de forma involuntária, análogo ao xixi, só não tem o cheiro. Por isso, você consegue sentir algo vazando, sem conseguir controlar. Então, mesmo que ocorra no banho, você vai saber.

O que fazer quando a bolsa estourar?

Esse é o momento que as mães tanto anseiam. Mas quando a bolsa estoura o que fazer? Primeiro de tudo, você deve manter a calma! Saiba que isso é algo natural e que não apresenta qualquer risco para a sua saúde ou a do bebê.

Quando isso acontece, recomenda-se colocar um absorvente noturno. Isso é importante porque o médico consegue analisar a cor do líquido, além de avaliar a quantidade de líquido expelido. Através disso, ele consegue antever se há algum risco para a mulher ou bebê.

Feito isso, basta ir até o médico que acompanha a sua gestação ou ir à maternidade, para que se faça uma ecografia. Com isso, é possível saber a quantidade de líquido amniótico que se perdeu, além de avaliar se o bebê está bem.

Perguntas frequentes sobre a bolsa estourar

Como esse é um assunto que as mulheres têm bastante dúvida, nos parágrafos seguintes, iremos responder algumas das perguntas mais frequentes. Confira.

Quando a bolsa estoura tem que ir pro hospital?

Sim, quando a bolsa estoura tem que ir pro hospital. No entanto, isso não quer dizer que o bebê irá nascer em seguida. Em alguns casos, a mulher pode entrar em trabalho de parto apenas 72 horas depois de romper, por exemplo.

Contudo, ir ao hospital ou clínica é essencial, até mesmo para averiguar se o líquido que escorreu, de fato, diz respeito ao líquido amniótico. Fora isso, há alguns médicos que iniciam o tratamento com antibiótico, a fim de evitar e prevenir infecções.

Por isso, ainda que o bebê não vá nascer imediatamente após a bolsa romper, não é indicado que a mulher fique em casa sem assistência médica.

É normal a bolsa estourar e não sentir dor?

Na verdade, é normal a bolsa estourar e não sentir dor. A ruptura não deve causar qualquer desconforto ou dor à mulher. Sendo assim, caso você sinta qualquer incômodo, você deve procurar ir a um médico o quanto antes.

Pode ter contrações antes da bolsa estourar?

Sim, a mulher pode ter contrações antes da bolsa estourar, ainda que isso não seja o mais comum. No entanto, na grande maioria dos casos, isso não apresenta qualquer tipo de risco para a mãe ou mesmo para o bebê.

Após estourar a bolsa quanto tempo pode esperar?

Outra dúvida é sobre depois que a bolsa estoura quanto tempo pode esperar. Como dito, rara são as vezes em que a mulher entra em trabalho de parto assim que a bolsa rompe. Na maioria das vezes, isso demora até 48 horas. Mas o melhor é que você vá até o hospital, a fim de ficar em observação.

Quanto tempo depois que a bolsa estoura o bebê nasce?

Isso vai depender de mulher para mulher. No entanto, as evidências científicas apontam que, nas gestações a termo, 50% entram em trabalho de parto nas primeiras 16 horas e 95% em até 76 horas.

O que fazer para a bolsa estourar logo?

Algumas mulheres ainda se perguntam o que fazer para a bolsa estourar. O fato é que há algumas formas de acelerar o trabalho de parto. Dentre eles, pode-se citar:

  • Caminhar;
  • Fazer acupuntura;
  • Tomar óleo de prímula.

WhatsApp

Saiba mais:

Gostou desse artigo? 

Últimas Notícias
Categorias
ambulância qual valor

Ambulância qual valor?

Curitiba, 05 de agosto de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. Com certeza você concorda com a afirmação de que os serviços de ambulância são vitais

Leia mais »