8 de março de 2022
Post por: Gilson Rodrigues de Siqueira

Exame toxicológico: o que é, como é feito e para o que serve?

exame toxicológico

Curitiba, 8 de março de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. Ao falar de exame toxicológico, qual é a primeira coisa que vem à sua mente? É bem provável que algo relacionado com o teste de admissão para CNH, não é mesmo? De fato, esse é um exame essencial para algumas categorias.

No entanto, você sabia que o exame toxicológico pode possuir diversas outras funções? A verdade é que esse é um teste que existe há um bom tempo, mas que apenas a partir de 2016 passou a ser obrigatório no processo de admissão de algumas categorias para CNH.

Então, antes desse ano, para o que se usava esse teste? De fato o exame toxicológico Detran, nos dias de hoje, é o mais comum. Contudo, a verdade é que esse já era um teste de ampla utilização muito tempo antes. Mas por quê?

Ainda que essa seja uma dúvida bem simples, é uma questão que algumas pessoas têm, o qual é interessante obter clareza. Fora isso, ainda que seja um teste muito comum, isso não quer dizer que as pessoas saibam qual é a sua finalidade.

Certo, ele é essencial para o processo de admissão das CNH, mas por quê? O que esse exame visa analisar? O que reprova no exame toxicológico? O exame toxicológico vale por quanto tempo? Essas são apenas algumas das dúvidas mais comuns.

No entanto, é fundamental que todas as suas questões sejam respondidas, até mesmo para você se sentir mais tranquilo. Fora isso, ainda há muitas dúvidas sobre como esse exame deve ser feito ou qual é o seu valor, por exemplo.

Entretanto, são duas coisas que variam de acordo com alguns fatores. Sendo assim, se você quer saber mais a respeito desse assunto, é só conferir esse artigo. Então, sem mais delongas, vamos ao que realmente importa.

Exame toxicológico o que é?

A primeira e mais comum dúvida sobre o assunto é sobre o que é o exame toxicológico. Em suma, nada mais é que um exame laboratorial, onde o intuito é analisar se a pessoa em questão consumiu ou foi exposta a alguma substância tóxica ou droga.

Então, se você se pergunta o que é exame toxicológico para CNH, saiba que o seu intuito é de averiguar se o futuro motorista consumiu algum tipo de droga. Trata-se de algo de extrema importância, uma vez que essas substâncias são capazes de alterar a percepção do indivíduo.

Ou seja, apresenta um grande risco para toda a população, uma vez que os riscos de cometer algum acidente se tornam muito maiores. E é por essa razão que, desde 2016, quem quer emitir ou renovar carteira de motorista das categorias C, D e E deve passar por esse exame.

Isso quer dizer que o exame toxicológico lei é exigido para esses casos. Por esse motivo, essa norma ficou muito conhecida como a Lei do Caminhoneiro ou Lei do Motorista, uma vez que são os principais alvos da norma.

No entanto, ainda que muito se fale sobre a exigência desse exame para admissão da CNH, a verdade é que se exige esse mesmo teste no desligamento dos profissionais do transporte, também. Fora isso, ainda há outras situações em que isso é necessário. Falaremos sobre isso a seguir.

Quais situações exigem o exame toxicológico?

A finalidade do exame toxicológico é identificar possíveis substâncias tóxicas que estão presentes no corpo do indivíduo. No entanto, trata-se de um teste que existe desde muito antes da obrigatoriedade de admissão da CNH.

Então, isso quer dizer que esse é um teste útil para outras situações. Mas quais são elas? É sobre isso que iremos falar nos próximos tópicos.

Suspeitas de envenenamento

Ao falar do exame toxicológico, muitos se perguntam quais drogas o teste é capaz de identificar. No entanto, deve-se frisar que o teste não foca apenas em observar se a pessoa consumiu alguma droga nos últimos tempos.

Na verdade, o exame é capaz de avaliar se a pessoa em questão foi exposta a algum tipo de substância tóxica nos últimos 9 ou 180 dias, por exemplo. Então, isso quer dizer que o exame pode ser feito em hospitais também.

Na grande maioria das vezes, isso acontece quando há alguma suspeita de envenenamento por substâncias tóxicas ou ansiolíticos. Inclusive, nessa situação, é capaz de colher o grau de exposição de tal substância.

Overdose

Há diversas drogas que são capazes de ocasionar uma overdose no indivíduo. No entanto, é válido salientar que existem tanto as overdoses fatais, quanto as overdoses não letais. Mas, independente da situação, deve-se saber qual foi a substância que ocasionou o problema.

Por conta disso, o exame toxicológico também é de grande importância nessas situações. Afinal de contas, como ele é capaz de identificar possíveis substâncias e drogas presentes no organismo, facilita para identificar qual foi a responsável.

Acidentes de carro

São vários os motivos que podem ocasionar em acidentes de trânsito, os quais podem deixar mortos ou vítimas mutiladas. Nessas situações, deve-se saber com total precisão o que desencadeou esse problema. Diante disso, o exame toxicológico se faz necessário.

Inclusive, existe um projeto que tramita no Senado, a fim de tornar obrigatório a coleta de material biológico, em caso de acidente com vítima. Afinal de contas, através do exame toxicológico, é possível saber se o motorista estava sob efeito de álcool ou outra droga.

Como é feito o exame toxicológico?

Outra questão comum sobre o assunto é: o exame toxicológico é feito como? No entanto, quanto a esse assunto, saiba que há diferentes formas de aplicação. E isso acontece porque, quando a pessoa consome alguma droga, ela se espalha por várias partes do corpo.

Afinal de contas, as substâncias vão parar na corrente sanguínea. Por conta disso, acaba por nutrir os bulbos capilares. Dessa forma, é possível fazer o exame tanto através dos cabelos quanto dos pelos corporais, por exemplo.

Inclusive, a depender do material que será coletado, pode-se obter diferentes informações. Por isso, o profissional irá avaliar qual o material deverá coletar. Inclusive, alguns se perguntam exame toxicológico quanto tempo aparece.

No entanto, isso também varia de acordo com o material coletado. Por isso, nos tópicos seguintes, iremos falar sobre os materiais em que se pode fazer o exame.

Sangue

Toda droga ou substância tóxica, como o álcool, vai para a corrente sanguínea. Inclusive, essa é uma das razões pelo qual as drogas fazem tão mal ao seu humano e causam os efeitos que todos conhecem.

Mas, em relação ao exame toxicológico, através do sangue, pode-se detectar o consumo de drogas nas últimas 24 horas.

Urina

O corpo, como forma de defesa, procura expelir as substâncias tóxicas do corpo através de várias formas. E, uma delas, é através da urina.

Por conta disso, ao fazer o exame toxicológico urina, pode-se identificar substâncias tóxicas nos últimos 10 dias.

Suor

Uma outra forma que o corpo procura expelir as substâncias tóxicas é através do suor. Por isso, o exame toxicológico suor é capaz de identificar o uso de drogas no último mês.

Cabelo

É através da corrente sanguínea que o nosso cabelo é capaz de obter os nutrientes. E é por isso que algumas pessoas, quando querem obter cabelos mais resistentes, mudam a sua alimentação.

Da mesma forma, ao consumir drogas, o cabelo acaba sendo nutrido por tal substância. Por isso, o exame toxicológico cabelo pode identificar o consumo de drogas nos últimos 90 dias.

Pelos

Assim como o cabelo, os pelos corporais também são “nutridos” por aquilo que passa na corrente sanguínea. Por isso, o exame toxicológico pelos corporais detecta o uso de drogas nos últimos 6 meses.

Saiba mais:

Gostou desse artigo? 

Gilson Rodrigues de Siqueira

Formado em enfermagem, pós graduado, palestrante em dependência química, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.