Coágulo na cabeça: o que é e quais são as possíveis causas?

coagulo na cabeça

Curitiba, 1 de março de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. Coágulo na cabeça: A cabeça é um dos membros mais importantes do corpo humano. Afinal de contas, é ali que fica um dos órgãos vitais à sobrevivência humana: o cérebro. Por conta disso, é essencial ter todo tipo de cuidado, uma vez que é um membro bastante sensível.

É verdade que esse órgão é protegido por algumas estruturas. No entanto, caso haja um impacto grande nessa região, é capaz de surtir um trauma na cabeça, por exemplo. E, como é uma área sensível, isso causa uma certa preocupação.

Fato é que qualquer lesão na cabeça deve ser levada a sério. Afinal de contas, como o cérebro é vital para todo o corpo humano, todo cuidado é pouco. Contudo, você saberia dizer quais são os indícios de um coágulo na cabeça?

Há alguns problemas que podem acometer essa região do corpo, contudo, com certeza uma das mais comuns diz respeito ao coágulo. Sendo assim, a fim de garantir a saúde e prezar pelo bem-estar de todos, é fundamental que se saiba reconhecer os sinais.

E isso acontece porque, quanto antes se obtém atendimento médico, menores são os riscos de vida. Fora isso, diminui-se bastante as possíveis sequelas. Portanto, se você quer saber mais a respeito desse assunto, é só continuar nesse artigo. Sem mais delongas, vamos ao que importa!

WhatsApp

O que é coágulo na cabeça?

Antes de qualquer coisa, você deve saber o que é um coágulo na cabeça. Em suma, um coágulo consiste na resposta fisiológica natural do nosso organismo. Trata-se de um processo que visa auxiliar no controle de uma hemorragia, por exemplo.

Isso quer dizer que, quando o corpo sofre algum corte, todo o organismo visa “curar” aquela parte. Mas como? Através da aglutinação de células sanguíneas, as quais são recobertas por uma proteína que se chama “fibrina”.

Ou seja, quando a pessoa bate a cabeça e começa a sangrar, por exemplo, o corpo, de forma natural, procura parar essa lesão. No entanto, o grande problema é que existem algumas doenças que podem desencadear a formação de coágulos, ainda que não haja qualquer sangramento ou hemorragia.

E é aí que mora o problema, visto que, ao atacar o coração, pulmão ou o cérebro, é capaz de provocar casos de infarto ou de AVC. Isso quer dizer que, ainda que o coágulo seja uma resposta imune, em algumas situações, pode provocar um problema maior.

Afinal de contas, é comum que vá sangue na cabeça. Mas, devido ao coágulo, o vaso ou artéria entope. Ou seja, interrompe a passagem natural do sangue, o que ocasiona em uma série de problemas no órgão para o qual o sangue deveria chegar.

Trata-se de um problema que é mais comum em idoso, no entanto, essa é uma questão que pode se desenvolver em pessoas de qualquer idade. E isso acontece porque há algumas lesões que podem proporcionar esse problema.

O que causa coágulo na cabeça?

Uma dúvida bem comum a respeito desse assunto é sobre o que causa coágulo na cabeça. Mas, como já falamos, essa é uma resposta natural do corpo, que visa evitar perder mais sangue. No entanto, esse problema pode ocorrer mesmo que não haja qualquer tipo de lesão.

Algumas condições de saúde, por exemplo, são capazes de desencadear esse problema. O uso de determinados tipos de remédios é uma grande referência desse fato. Contudo, há outros fatores que podem ocasionar. Podemos citar:

Síndrome Antifosfolípide

Essa é uma doença autoimune bem rara, a qual se caracteriza pelo fato de ocasionar trombos nas veias e artérias, o que interfere na coagulação sanguínea. Por conta disso, pode resultar em dores de cabeça, dificuldade em respirar ou mesmo em ataque cardíaco.

Mas, de acordo com a causa, a SAF, como também é chamada, se divide em três tipos. Sendo eles:

  • Primária: em que não há qualquer causa específica;
  • Secundária: que ocorre por consequência de outra doença;
  • Catastrófica: é o tipo mais grave, em que há formação de trombos em, pelo menos, 3 locais diferentes em menos de 1 semana.

Arritmia cardíaca

Trata-se de uma condição que se caracteriza pela falta de ritmo dos batimentos do coração. Isso pode ocorrer tanto devido a um problema físico quanto psicológico. No entanto, o coração pode tanto bater mais rápido (taquicardia) quanto bater mais lento (bradicardias).

Há uma série de problemas que podem culminar na arritmia. No entanto, essa é uma doença capaz de desencadear o coágulo na cabeça também.

Arteriosclerose

Essa é uma doença crônica inflamatória, a qual tende a afetar a camada interna de grandes artérias. Por conta disso, provoca a formação de placas, as quais tendem a obstruir a circulação sanguínea nos tecidos, por exemplo.

A arteriosclerose pode ocasionar tanto em problemas no coração quanto no cérebro, uma vez que um dos riscos é justamente o fato de promover coágulos. E, ainda que tenha uma certa ligação ao envelhecimento, qualquer pessoa pode ter esse problema.

Coágulo na cabeça tem cura?

Sim, esse é um problema que tem grandes chances de cura. No entanto, quando se fala desse assunto, é provável que você pense na cirurgia de coágulo na cabeça. É verdade que essa é uma opção, mas não é a única.

Mas, em caso de cirurgia, na grande maioria dos casos, é algo bastante simples. Para tal, basta fazer uma abertura no local, o qual mede o tamanho de uma moeda pequena. Feito isso, basta drenar o hematoma que se resolve.

Inclusive, se o coágulo estiver na meninge, que é a capa fibrosa que envolve o cérebro, nem sequer é necessário abrir o crânio. Mas, nos casos em que não é preciso cirurgia, o médico indica alguns remédios anticoagulantes.

Ou seja, são remédios que tendem a afinar o sangue, o qual dissolve o coágulo cerebral. Inclusive, esse é o tratamento mais comum, mas vai depender de caso para caso. Opta-se por essa forma quando a extensão do hematoma é menor.

Sintomas de coágulo na cabeça

Em relação aos sintomas de coágulo na cabeça, é interessante que você saiba que irá depender do tipo, uma vez que existe mais de um. No entanto, na grande maioria das vezes, os sintomas se iniciam de forma súbita.

Inclusive, geralmente, os sintomas tendem a ser combinados e mútuos. Então, em relação coágulo na cabeça sintomas, podemos citar:

  • Desequilíbrio;
  • Falta de coordenação ao andar;
  • Queda súbita;
  • Dor de cabeça forte e que persiste;
  • Tontura;
  • Dificuldade para engolir;
  • Dificuldade para falar ou entender a fala de outros;
  • Visão turva;
  • Presença de sombra no campo de visão;
  • Dormência ou paralisia na face;
  • formigamento cabeça etc.

Esses são alguns dos principais sintomas que o coágulo na cabeça pode ocasionar no paciente. Então, quando avistar sinais como esses, é fundamental procurar por ajuda médica.

Coágulo na cabeça é grave?

Por fim, com certeza você deve se perguntar se esse é um problema grave. Muitos tendem a achar que não, uma vez que há remédio para coágulo na cabeça. E, de fato, essa é uma possível solução, mas isso não quer dizer que não seja algo grave.

Afinal de contas, o coágulo na cabeça pode matar, uma vez que ele tende a obstruir os vasos onde há circulação sanguínea. Portanto, caso note os sintomas que descrevemos acima, procure um médico o quanto antes!

WhatsApp

Saiba mais:

Gostou desse artigo?