Central de ambulância: o que é e qual é a sua função?

central de ambulância

Curitiba, 12 de agosto de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. Você já ouviu falar da central de ambulância? É interessante salientar que esse é um importante sistema para acolher e melhor administrar todos os chamados. Sendo assim, acaba se tornando uma forma de fazer com que todas as pessoas possam obter um tratamento adequado, dentro do tempo hábil.

Mesmo porque, uma coisa que você deve levar em consideração, diz respeito aos serviços de ambulância. Diferente do que muitas pessoas possam pensar, esse tipo de veículo é capaz de fazer muito mais do que apenas a remoção médica.

É claro que o portfólio pode variar de acordo com cada empresa, uma vez que cada uma delas tem o direito de apenas oferecer aquilo que sabe que é capaz de prestar. Mesmo porque cada serviço demanda uma estrutura diferente.

Mas, em relação aos serviços que no geral uma  ambulância particular é capaz de prestar, podemos citar os seguintes:

  • Ambulância para eventos;
  • Ambulância para empresas;
  • Resgate dependente químico;
  • Exames domiciliares;
  • Locação ambulâncias;
  • Gestão de saúde;
  • Área protegida;
  • Bombeiro civil etc.

Então, a central de ambulância tem por missão organizar todos esses tipos de chamados, a fim de fazer com que todos os pacientes possam ter um atendimento dentro de um tempo adequado, que garanta a sua saúde.

Por isso, no artigo de hoje, iremos falar com um pouco mais de detalhes sobre a central de ambulância e suas respectivas funções. Sem mais delongas, vamos ao que realmente importa.

Central de ambulância?

A central de ambulância é a responsável por receber todos os chamados. Então, o seu objetivo é de fazer a triagem, distribuição de socorro, qual ambulância deve ir para determinado destino e uma série de outras coisas.

Então, vamos supor que você precisa de uma  ambulância em Curitiba. Nesse caso, assim que a central de ambulância receber o seu pedido, ele deve avaliar o seu caso. Então, deve fazer algumas perguntas para melhor entender a situação.

Ou seja, a central de ambulância nada mais é do que uma forma de fazer com que seja possível oferecer um atendimento digno, além de estabelecer um tempo de resposta correto, de acordo com o que cada situação vai exigir.

A central de ambulância é muito comum no Brasil por parte do  SAMU, mas várias outras empresas se utilizam desse método para garantir uma melhor administração dos processos.

Estamos online para te ajudar! Fale com nosso especialista:

O que uma ambulância pode fazer?

Como mencionado, cada empresa privada de ambulância oferece apenas serviços que eles sabem que podem fornecer com certa habilidade e que são convenientes para eles.

Mesmo porque, por ser uma empresa que atua na área da saúde, é importante que ela se comprometa com o que tem estrutura para oferecer.

Portanto, não há como afirmar com 100% de certeza que todos oferecem os mesmos serviços, pois não oferecem.

Portanto, antes de procurar uma empresa de ambulância, certifique-se de que ela possa fornecer o serviço que você precisa. Além disso, uma coisa que você deve entender é sobre os tipos de veículos existentes.

Muitas pessoas se perguntam como é uma ambulância por dentro, mas neste caso, saiba que varia de veículo para veículo, pois cada um tem sua própria construção. Em relação aos diferentes tipos de ambulância emergência disponíveis, são eles:

  • Ambulância tipo A;
  • Ambulância tipo B;
  • Ambulância tipo C;
  • Ambulância tipo D;
  • Ambulância neonatal.

Também é interessante notar que cada uma dessas ambulâncias é mais adequada para prestar um tipo de serviço diferente da outra.

Como cada um tem a sua estrutura, acaba que cada um fica mais atrativo para fazer um determinado tipo de serviço.

Portanto, podemos dizer que a ambulância tem uma “especialidade” de acordo com sua categoria. E isso é muito bom, considerando que é essa organização que possibilita que a pessoa mais vulnerável seja atendida em tempo hábil.

E todo esse trabalho, quem deve fazer, é a central de ambulância. É ela quem deve organizar todos os serviços.

Abaixo iremos mostrar alguns dos serviços que a central de ambulância deve se focar em administrar. Confira.

Aluguel de ambulâncias

Há momentos em que você quer fazer um evento e precisa de uma ambulância. Mas, se for um evento ocasional ou único, certamente não valeria a pena comprar um veículo para uso único, certo? Portanto, não se pode negar que a contratação de ambulâncias é útil em situações como essas.

E existem várias empresas que podem fornecer uma ambulância dentro dos regulamentos e de acordo com a lei. Dessa forma, você tem a certeza de que poderá utilizar o veículo para realizar o serviço que deseja.

Por exemplo, o Ministério da Saúde tem a Portaria nº. 2048 de 2002, que define o que uma ambulância deve ter em seu interior. No entanto, ao alugar, você tem a garantia de obter um carro que atende a todos os padrões.

Aluguel de ambulância para eventos

Uma  ambulância para eventos também é outro serviço importante para os organizadores de eventos que desejam que todos os convidados se sintam confortáveis ​​e seguros. Afinal, com este serviço, todos serão apoiados por profissionais qualificados.

É comum que acidentes ocorram em eventos como quedas, desmaios etc. Por exemplo, em festas em que há álcool, alguém pode se machucar levemente por causa de uma queda, ter alguns arranhões ou algo assim.

No entanto, é importante destacar que existem situações em que a contratação de ambulância para eventos se torna uma obrigação legal. Se o evento exceder o número X de convidados, pelo menos uma ambulância deve estar presente, mas isso varia de acordo com o local.

Por exemplo, se você quiser uma ambulância Curitiba, é obrigatório se houver mais de 2.000 pessoas na área, mas a lei pode ser diferente em outras partes do país.

Remoção de ambulância

Outro serviço que está se tornando mais popular é a remoção de ambulância, que faz uma grande diferença quando você precisa de atendimento de emergência para que seu ente querido possa receber a ajuda de que precisa antes de chegar ao hospital.

Neste caso, o paciente tem disponível um veículo adequado à situação em que o paciente está. Ou seja, ele pode ter tanto uma ambulância para remoção particular simples quanto uma ambulância com UTI móvel, por exemplo.

Resgate dependente químico

Outro serviço de ambulância é a  remoção de dependentes, que também é importante para os viciados que precisam de ajuda médica para parar com o vício. Nesse caso, uma ambulância pode ser muito útil.

Segundo a OMS, tanto as drogas quanto o álcool são duas coisas que podem levar à dependência química, que é uma doença crônica. Portanto, para que o paciente se recupere dessa doença, é necessário buscar ajuda profissional.

Ambulância corporativa

Uma  ambulância para empresas é uma excelente maneira de garantir que todos os seus funcionários tenham uma ambulância disponível em caso de acidente.

Saiba mais:

Gostou desse artigo? 

Gilson Rodrigues de Siqueira

Formado em enfermagem, pós graduado, palestrante em dependência química, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.