19 de dezembro de 2022
Post por: Gilson Rodrigues de Siqueira

Benefícios de andar de bicicleta para a sua saúde

andar de bicicleta

As pessoas estão praticando mais atividades físicas, e andar de bicicleta é uma ação que muitos estão tomando para cuidar da própria saúde e melhorar o condicionamento físico.

Quando se fala em exercícios e condicionamento físico, muitas pessoas pensam sobre corrida, levantamento de peso, pilates, yoga, entre outras atividades que também fazem bem à saúde.

Dessa forma, quando se fala que andar de bicicleta pode levar a diversos benefícios para a saúde, muitas pessoas podem se surpreender. Assim, é importante ressaltar seus impactos.

Inúmeros benefícios por andar de bicicleta

Quem pensa em andar de bicicleta, ou já tem essa prática inserida na rotina de forma natural, sabe que a atividade promove inúmeros benefícios.

Para se ter uma ideia, há estudos diversos que fornecem evidências para apoiar os muitos ganhos de saúde física que andar de bicicleta tem a oferecer, como melhora da capacidade pulmonar e na circulação sanguínea, promovendo como uma prática que todos deveriam experimentar.

Isso porque, além de refletir na saúde física, andar de bicicleta também leva benefícios para a saúde mental, e mais, reduz as emissões de gases de efeito estufa.

Ou seja, é ambientalmente correto para quem vai trabalhar em uma empresa de administração de condomínios em São Paulo e aproveita todo o trajeto, e melhora a qualidade de vida como um todo.

Como começar a andar de bicicleta

Um desafio para as crianças, desde a primeira infância, andar de bicicleta faz parte da cultura da sociedade moderna.

Mesmo que ainda existam muitos adultos que não sabem andar de bicicleta, há voluntários em parques municipais, ou mesmo familiares que podem ensinar alguém a pedalar e incluir essa atividade para se locomover e se exercitar.

Assim, para começar a andar de bicicleta, é preciso ir para o básico, com itens de segurança, entre os quais:

  • Ajuste anual da bicicleta;
  • Capacete;
  • Luzes de alerta;
  • Pneus calibrados;
  • Roupas e calçados adequados.

Quem sabe andar de bicicleta e pretende usar como meio de transporte, pode planejar rotas para os passeios, ou mesmo para o trajeto de ida e volta ao trabalho.

Há aplicativos que mapeiam as opções de ciclovias, com filtros que permitem andar de bicicleta por diversas direções, até alcançar centros industriais onde está uma fábrica de projetos de arquitetura com espaço para estacionar de forma segura.

Cidades modernas estão incluindo um mapa de ciclovias e promovendo outras adequações para esse item, sendo mais recomendado andar de bicicleta, promovendo mais segurança para quem pedala, para os pedestres e se adequando à regulamentação do trânsito.

Para as pessoas que querem andar de bicicleta, mas não fazem isso há muito tempo, antes é preciso se certificar de conhecer o trajeto que irá pedalar, assim como as leis de trânsito para ciclistas.

Diversos benefícios ao andar de bicicleta

Com os devidos cuidados, desde a roupa até a bicicleta devidamente ajustados é possível iniciar a prática e melhorar a saúde e o bem-estar.

Ao iniciar a atividade, já é possível prever que vários benefícios que estão relacionados à saúde, mas também em economizar dinheiro em combustível ou transporte público, até ajudar o meio ambiente.

Outro benefício para quem quer andar de bicicleta como meio de transporte é a acessibilidade, pois o custo é infinitamente menor do que um carro ou uma moto.

Sendo assim, vale acompanhar os diversos benefícios para a saúde, voltado para quem decide andar de bicicleta.

Melhora do condicionamento cardiovascular

Pedalar trabalha praticamente todos os músculos do corpo, incluindo o cérebro e o coração.

Ao andar de bicicleta rumo a uma ladeira com loja de esquadria de alumínio sob medida, por exemplo, com pedaladas precisas consegue reduzir a pressão arterial. Tal sensação é ampliada quando há o uso de um ritmo mais acelerado no percurso.

Isso reduz a tensão sobre o coração, o que diminui o risco de doenças cardiovasculares, levando em consideração que andar de bicicleta é um exercício aeróbico.

Essa prática também aumenta a presença de colesterol bom no organismo, que tem como função transportar a gordura para longe das artérias.

Por conta disso, estudos apontam que o exercício pode reduzir os níveis de colesterol LDL, identificado como ruim, que pode formar depósitos de gordura nas artérias e contribuir para doenças cardíacas.

Redução dos níveis de estresse

A diversão pode estar ao andar de bicicleta para a empresa de dedetização valor em que a pessoa trabalha.

O exercício não apenas faz com que o corpo produza hormônios da felicidade, tecnicamente chamadas de endorfinas, mas também é uma maneira de esquecer as fontes de estresse e, ao mesmo tempo, ficar em forma.

Pedalar auxilia a perder gordura e calorias

Quem deseja queimar gorduras localizadas e calorias pode começar a andar de bicicleta, pois é uma atividade física ideal para quem procura manter o peso ou quer perder alguns quilos.

A constante pedalada ao andar de bicicleta, em um ritmo próprio, pode queimar cerca de 300 calorias por hora, o que equivale a subir escadas para acessar um solo grampeado durante todo o período de trabalho.

Isso significa que, ao andar de bicicleta por meio hora ao dia, uma pessoa pode queimar aproximadamente 11 quilos de gordura em um ano.

Pedalar também aumenta a taxa metabólica, ou seja, o ciclista continua queimando calorias por um tempo após descer da bicicleta.

Pedalar causa baixo impacto sobre articulações

Diferentemente da corrida, que é reconhecida como uma atividade física de alto impacto, quem pratica o ciclismo tem baixo impacto sobre as articulações, o que é bastante benéfico.

Enquanto atletas podem sofrer com osteoartrite nos quadris ou joelhos por causa do alto impacto de todas as articulações sobre o solo, andar de bicicleta é uma maneira segura de permanecer fisicamente ativo, sem prejudicar joelhos, coluna e a sola dos pés.

Por isso, especialistas da área de saúde indicam andar de bicicleta, principalmente para pessoas que passam por lesões esportivas, como parte de reabilitação e em programas de fisioterapia.

Trata-se de uma forma segura de aumentar a força muscular.

Melhora do tônus ​​muscular e a força nas pernas

A saúde das pernas é beneficiada para quem gosta de andar de bicicleta. Quanto mais uma pessoa pedala, mais fortes as pernas ficam, além de tonificadas.

Isso é perceptível em atividades do dia a dia, como subir escadas dentro de casa para instalar uma máquina de tratamento de água, ou fazer um passeio pelo parque com amigos, filhos ou animais de estimação.

Parte superior do corpo também é beneficiada

Visivelmente, andar de bicicleta claramente é um exercício apropriado para as pernas, ainda mais quando passa por terrenos acidentados, ou em uma subida de ladeira.

Contudo, a maior parte do peso corporal passa pelo guidão e pelo selim, em vez de joelhos, quadris e tornozelos, o que serve como treino para a parte superior do corpo também.

Combate e redução de doenças e problemas de saúde

Há estudos que apontam que, quem sempre escolhe andar de bicicleta por 30 minutos, ou mais, por dia, reduz o risco de desenvolver diabetes.

Pesquisas também indicam que os adultos que praticam uma atividade física regular, com aumento na duração, intensidade ou frequência, podem reduzir o risco de desenvolver câncer de cólon em relação às pessoas sedentárias, independentemente do índice de massa corporal.

Até mesmo o risco de câncer de mama pode ser reduzido, para quem faz exercícios regularmente, e isso inclui andar de bicicleta.

Resistência física aprimorada

Da mesma forma que ocorre em outras atividades físicas, quanto mais uma pessoa pedala, mais longe pode ir, antes mesmo de ficar cansado, e chegar ao local de trabalho para desenvolver um móveis planejados alto padrão com cada vez mais disposição.

Andar de bicicleta permite construir a própria resistência, o que é muito benéfico para o condicionamento físico geral, mas também proporciona uma sensação de realização pessoal, o que é importante para a saúde mental.

Pedalar auxilia no combate a depressão

Cada pessoa pode ter um transtorno psicológico, como a depressão, de formas diferentes.

No entanto, a prática de exercícios físicos, e isso inclui andar de bicicleta, libera endorfinas, o que contribui para o controle de crises – para quem passa por uma situação de estresse e está com a saúde mental abalada.

Pedalar é uma maneira segura de aumentar o nível de endorfina no corpo, o que faz com que as pessoas possam se sentir mais positivas e felizes.

Meio de transporte saudável e ecológico

A partir do momento que uma pessoa compra a bicicleta, e se protege com itens de segurança, passa a ter acesso a um meio de transporte gratuito e ecologicamente correto.

Longe do sedentarismo e do estresse que o trânsito, ou o transporte público que realiza controle tecnológico de concreto preço baixo, o ciclista se movimenta, ficando em forma e tonificando os músculos, realizando a atividade ao passo que pode observar a paisagem e absorver os demais benefícios da prática em uma atividade que será realizada diariamente, reduzindo o impacto na agenda.

Sendo assim, são benefícios que refletem nos ciclistas, no meio ambiente e, de certa forma, até mesmo no bolso.

Conclusão

As atividades físicas, incluindo andar de bicicleta, oferecem benefícios para a saúde física e mental, melhorando o bem-estar geral.

O corpo humano possui sistemas que incentivam e recompensam as atividades físicas, e as sensações positivas que acontecem após pedalar estão entre elas.

Durante o trajeto que uma pessoa anda de bicicleta, o corpo libera compostos que refletem diretamente na composição cerebral, o que auxilia no funcionamento adequado de diferentes sistemas do corpo.

São efeitos que ajudam a melhorar o humor e reduzir sentimentos de ansiedade e estresse.

O resultado é uma combinação de sentimentos positivos que acompanham as melhorias nas atividades praticadas e, consequentemente, na saúde e no corpo.

Tudo isso torna a ação de andar de bicicleta uma adição positiva à rotina, e uma maneira útil de perceber os vários benefícios para a saúde

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Saiba mais:

Gostou desse artigo? 

Gilson Rodrigues de Siqueira

Formado em enfermagem, pós graduado, palestrante em dependência química, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.