Ambulância semi UTI: o que é e quais são os serviços?

Curitiba, 05 de agosto de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. A grande maioria das pessoas não entende muito bem o que é uma ambulância semi UTI e, na verdade, isso é uma coisa até que compreensível. Afinal de contas, muitos entendimentos ainda estão restritos aos profissionais da saúde.

No entanto, isso é algo que todas as pessoas deveriam saber, haja vista que são questões que se ligam, de forma direta, à saúde de cada paciente. Isso quer dizer que é sim importante saber o que é uma ambulância semi UTI.

Inclusive, muitas são as pessoas que procuram entender como é uma ambulância por dentro. Mas, quanto a isso, é essencial entender melhor sobre todos os tipos que existem. E dizemos isso porque cada veículo detém uma estrutura própria.

Ou seja, os veículos não são iguais. Na verdade, eles variam de acordo com a sua categoria. Então, a ambulância semi UTI detém suas características próprias, o que faz com que ela se torne mais adequada para situações distintas.

Fora isso, há pessoas que sequer entendem o motivo de existir mais de uma categoria de ambulância. No artigo de hoje, iremos explicar todos os detalhes que permeiam esse assunto. Para conferir, é só continuar nesse artigo. Sem mais delongas, vamos ao que realmente importa. Confira!

Precisando de uma ambulância?

WhatsApp

Por que existem diferentes ambulâncias?

Anterior a falarmos propriamente da ambulância semi UTI, é normal que você se pergunte o motivo de existir tantas categorias deste veículo de emergência.

No entanto, a resposta para essa pergunta é mais simples do que você imagina. Todos esses esforços acontecem apenas para melhorar a logística e praticidade. Ou seja, tudo se resume a oferecer algo de extrema qualidade ao paciente.

Vamos supor que você precisa de uma ambulância em Curitiba porque presenciou algum acidente de carro. Concorda que nem todos os acidentes possuem o mesmo nível de gravidade?

Sendo assim, sabendo desse fato, se a vítima sofreu apenas alguns ferimentos leves, não seria muito mais adequado enviar um veículo mais básico, capaz de atender essa demanda? Enviar um veículo todo equipado poderia fazer com que outra pessoa, que precise mais, seja prejudicada.

Ou seja, se o que a vítima tem é algo sem complexidade, mais vale uma ambulância para remoção mais simples.

Esse é o motivo para existir mais de um tipo de ambulância. Porque, dessa forma, torna-se possível criar uma logística mais adequada para cada chamado.

É essa organização que faz com que a ambulância chegue tão rápido ao endereço e prestar o devido atendimento.

Ademais, esse é um dos motivos de os valores da ambulância particular variarem bastante. Porque tudo vai depender de acordo tanto com o serviço quanto a categoria necessária para atuar em determinada situação.

Estamos online para te ajudar! Fale com nosso especialista:

Veja nossas avaliações

Diana Vilarinho
Diana Vilarinho
18. Julho, 2022.
Verificada
Excelente, prestativos, atenciosos , tratamento muito bom. Nota 10. Utilizei o serviço de remoção para consulta. Muito bom.
Maria L Diniz
Maria L Diniz
16. Julho, 2022.
Verificada
Um excelente atendimento! 🙏💜
Daiane Rosolen
Daiane Rosolen
8. Julho, 2022.
Verificada
Atendimento top! Sr. Gilson muito prestativo e super atencioso no atendimento telefônico. Eu agradeço pela gentileza. Coisa rara hoje em dia.
Carolina Luhm Crivellaro
Carolina Luhm Crivellaro
4. Julho, 2022.
Verificada
Excelente atendimento pela equipe.
Ozana Storck
Ozana Storck
21. Junho, 2022.
Verificada
Serviço de excelência
Rosa Pelizari
Rosa Pelizari
1. Junho, 2022.
Verificada
Realizei alguns exames com a Brasil e fui muito bem atendida. Os profissionais são pontuais, educados e qualificados. Obrigado pelo ótimo atendimento.
Izabel Martins Campos
Izabel Martins Campos
23. Maio, 2022.
Verificada
Valmir Mendes
Valmir Mendes
5. Maio, 2022.
Verificada
Maria Mendes
Maria Mendes
5. Maio, 2022.
Verificada
Rosimeire Ribeiro
Rosimeire Ribeiro
5. Maio, 2022.
Verificada

WhatsApp

Como deve ser uma ambulância?

Também é importante que você entenda como deve ser uma ambulância, pois isso também vai lhe ajudar a entender melhor sobre a ambulância semi UTI.

Fora isso, esse é um tópico importante porque muitas pessoas acham que é a empresa que define como ver ser a ambulância por dentro, mas não é bem assim.

A verdade é que existe toda uma legislação, a qual visa criar todo um padrão sobre como deve ser toda ambulância emergência.

Ainda é bom destacar que essas regras valem tanto para ambulância particular quanto para o SAMU. Então, todas as empresas devem estar de acordo com a Portaria n° 2048 de 2002, do Ministério da Saúde.

Essa Portaria tem por intuito criar um padrão para cada uma das categorias de veículo, inclusive para a ambulância semi UTI.

Ademais, todas as ambulâncias também devem estar de acordo com tudo o que está previsto da ABNT – NBR 14561/2000. Essa, por sua vez, tem o intuito de padronizar e definir tanto o tamanho de cada veículo quanto o que deve estar dentro de cada um deles.

Quais são todos os tipos de ambulâncias?

Já falamos que todas as ambulâncias estão sujeitas às regras. Mas quais são todos os tipos de ambulância que tanto falamos? São elas:

  • Ambulância tipo A;
  • Ambulância tipo B;
  • Ambulância tipo C;
  • Ambulância tipo D;
  • Ambulância tipo E;
  • Ambulância tipo F;
  • Ambulância neonatal;
  • Motolância.

Ou seja, há uma regulamentação para cada um desses tipos, onde é necessário que elas estejam de acordo com todas as características dispostas por lei.

Então, de certa forma, cada uma das ambulâncias possuem a sua própria “especialização”, por assim dizer.

Mas quais são os tipos de serviços que a ambulância é capaz de operar? Isso depende de acordo com a categoria, mas, no geral, elas podem fazer o seguinte:

Como é uma ambulância semi UTI?

Segundo consta o Ministério da Saúde, a ambulância semi UTI nada mais é do que uma ambulância de resgate. Portanto, seu intuito é o de prestar atendimento pré-hospitalar de urgência, uma vez que o paciente está com a vida em risco.

Agora, no que diz respeito aos equipamentos de salvamento, eles devem ser de cunho aquático, terrestre ou aéreo.

Portanto a ambulância semi UTI pode atuar em uma remoção para dependente químico onde o paciente não aceita tratamento e está em surto, por exemplo, haja vista que ele corre maior risco de vida.

Entretanto, esse tipo de veículo também pode atuar como uma ambulância para evento, uma vez que está apta a lidar com diversos tipos de situações mais sérias, como desmaios, coma alcoólico, engasgo, quedas etc.

Mas, no que diz respeito à tripulação que precisa estar presente no veículo, deve-se ter ao menos o motorista e outros profissionais, os quais devem ter certificação em salvamento e suporte básico à vida.

No que tange os equipamentos obrigatórios, a ambulância semi UTI deve ter:

  • Prancha longa para manter a coluna imóvel;
  • Colete imobilizador ou prancha curta;
  • Suporte com soro e maca articulada com rodas;
  • Máscaras, óculos e aventais de proteção;
  • Kit de fornecimento de oxigênio;
  • Instalação com uma rede de oxigênio com cilindro;
  • Kit para procedimento de auxílio a parto;
  • Sinalizador óptico e acústico;
  • Maleta de primeiros socorros da ambulância incrementada com: bandagens para queimaduras e machucados grandes, frascos de soro fisiológico e mini lanterna;
  • Lanterna de mão, extintor de pó químico, capacetes, cordas, luvas isolantes e tesouras hidráulicas.
  • Torre de sinalização traseira.

Como chamar uma ambulância semi UTI?

Supondo que você precise de uma ambulância para empresa, qual é o passo a passo para fazer essa solicitação? Depende.

No caso de quiser chamar a ambulância SAMU, basta ligar para o 192 e explicar a situação. Contudo, não há necessidade de pedir uma ambulância semi UTI.

O próprio atendente, através de algumas perguntas, será capaz de identificar qual é a necessidade do seu caso.

Mas, se quiser solicitar uma ambulância particular, uma das opções é a Brasil Emergências Médicas, cujo telefone é:

  • (41) 99909-2580;
  • (41)3533-0358.

WhatsApp

Saiba mais:

Gostou desse artigo? 

Últimas Notícias
Categorias
ambulância qual valor

Ambulância qual valor?

Curitiba, 05 de agosto de 2022, escrito por Gilson Rodrigues. Com certeza você concorda com a afirmação de que os serviços de ambulância são vitais

Leia mais »