13 de dezembro de 2022
Post por: Gilson Rodrigues de Siqueira

3 dicas para manter o atendimento humanizado na teleconsulta

atendimento humanizado

Diante da correria do dia a dia, muitas pessoas não conseguem ter tempo para cuidar de sua própria saúde, por conta disso, o atendimento remoto tem sido uma alternativa. Entender, portanto, como efetuar um atendimento humanizado é primordial.

É certo que há uma série de novidades que tem, cada vez mais, dominado as perspectivas sociais a partir de lógicas digitalizadas.

Isso vai desde relações básicas de consumo até o fim da mídia física como a única possibilitadora para ouvir uma música. Essas são pequenas revoluções que vão sendo percebidas no dia a dia e que, se for objeto de reflexão, pode causar até uma epifania.

A causa disso reside na perspectiva de ruptura total com o domínio da vida analógica na vida das pessoas.

Há, logicamente, aqueles que ainda ficam um pouco reticentes quanto ao uso exacerbado desse tipo de recurso.

Porém, com o passar dos anos, esse tipo de insegurança vai ficando cada vez mais de lado por parte dessas pessoas.

Um exemplo bastante evidente desse tipo de relação está nas plataformas de e-commerce que, a princípio, despertava um certo receio.

Isso se dava por conta da grande novidade que havia ali e, em maior medida, pela desconfiança quanto à mediação exata da venda.

Contudo, essa realidade já não se aplica mais dessa maneira e, nesse caso, essa orientação para compra já virou uma realidade na vida de diversas pessoas.

Tanto é assim, que até a contratação de serviços de maiores complexidades como a manutenção equipamentos médicos pode ser efetuada através dessas plataformas.

Logicamente, para cada tipo de dinâmica comercial existe uma série de características novas que vão surgindo. Considerá-las é fundamental.

Entretanto, de uma forma mais abrangente, é possível apontar alguns benefícios que a adoção das plataformas digitais pode trazer para as empresas.

  • Otimização de tempo;
  • Amplitude de serviço;
  • Segmentação;
  • Relacionamento.

Existe, obviamente, uma série de perspectivas que podem nortear a adoção dessas ferramentas. Contudo, essas citadas acima carecem de um certo aprofundamento para exemplificar ainda mais as suas vantagens.

O primeiro ponto de realização que as plataformas digitais podem trazer para uma empresa é com relação a otimização de tempo.

Isso se dá, principalmente, por conta de alguns caráteres de automação que esses processos têm. Por mais básicos que sejam, isso acaba desobstruindo de forma bastante amplificada essas relações comerciais.

A adoção de ferramentas de CRM para clínicas especializadas em harmonização facial definitiva pode ser um exemplo disso.

Esses softwares são responsáveis pelo gerenciamento do relacionamento com o cliente. A partir deles, saem de cena fatores como a análise manual de perfil.

Um outro elemento fundamental que esse tipo de relação pode trazer está relacionado ao aumento da amplitude dos serviços da empresa. Ou seja, o que antes estava condicionado a questões de localização geográfica, agora, já não tem mais esse empecilho.

A contratação de um dermatologista particular pode, em grande medida, passar por esse crivo comunicacional.

Sendo assim, não há mais a necessidade de manter uma relação analógica apenas com o paciente.

Certamente, se houver alguma necessidade específica de exames, aí o contato pessoal tem que ser feito.

Mas, no sentido de ser um bate papo, não há necessidade de um atendimento que passe por esse deslocamento desnecessário.

Além disso, a segmentação é um dos fatores mais importante e que sustentam as mídias digitais como grandes aliadas.

Uma imobiliária que trabalha com o nicho de aluguel de sala para terapeutas pode se beneficiar muito dessas ferramentas. Afinal de contas, ela não precisará incorrer em comunicações generalistas que, em grande medida, podem prejudicar o impacto.

Nesse caso, apostando no interesse já estabelecido por parte do cliente, já é possível implementar uma relação comercial.

Por fim, a garantia de ferramentas que propiciam um bom relacionamento com o público é essencial.

Essa, na verdade, é uma das características essenciais que o ambiente digital pode trazer, uma vez que o relacionamento é a sua base.

Seja por intermédio das mídias sociais ou de contato dentro de um site, essa relação precisa ser estabelecida.

Inclusive, vale ressaltar a importância da acessibilidade para a manutenção dessas práticas. Isso é imperativo para qualquer empresas, mas, no caso de uma clínica de audiologia, esse ponto é determinante.

Entendendo o que é atendimento humanizado

Diante da quantidade gigantesca de elementos que têm permeado o mundo digital, é preciso trazer alguns à luz.

Nesse caso, o atendimento humanizado não aparece, necessariamente, como uma forma de relacionamento inovadora.

Na verdade, o atendimento sempre foi a perspectiva mais importante para qualquer relação de venda dentro do mercado.

No entanto, sua implementação não necessariamente traz aspectos humanizados no primeiro momento. Isso se dá por conta de uma série de perspectivas que vão desde a dinamicidade das vendas até, em outros casos, uma equipe sem treino.

Diante disso, uma modalidade tem circulado o mercado de forma bastante recorrente e, portanto, precisa de esclarecimentos.

O atendimento humanizado é a adoção de uma série de perspectivas que vão se basear em alguns pilares fundamentais. São eles:

Empatia

Esse ponto tem a ver com a dinâmica de entender as dores do cliente e atendê-lo de forma que mostre a ele uma certa preocupação em resolver os seus problemas.

No caso de um exame oftalmológico com laudo em uma clínica, o atendimento tem que seguir esse protocolo, uma vez que esse assunto pode ser sensível.

Respeito

Um outro elemento basilar do atendimento humanizado reside no respeito que o atendente tem que ter. Isso pode ser realizado de diversas maneiras e, nesse sentido, cabe entender as variáveis para que não haja uma incursão na impaciência.

Quando o chatbot é pertinente?

Dentro do ambiente digital, essa perspectiva de relacionamento acaba se intensificando ainda mais e, por isso, é preciso utilizar os elementos assim de forma mais acentuada.

Contudo, o aumento da demanda por atendimento pode ser um dos fatores que impedem esse tipo de abordagem.

Por isso, garantir alguns desobstrução pode ser muito importante para que haja uma perspectiva humanizada.

Nesse caso, o uso de chatbots para respostas recorrentes e demandas que não precisam de atendimento humano pode ser importante.

Essas ferramentas são utilizadas como uma forma de automação de respostas para perguntas padrões.

Se, por exemplo, a busca for por marcar um exame de sangue admissional, esses recursos podem ser feitos de forma automática.

Abre-se, portanto, a possibilidade de se instaurar uma perspectiva mais atenciosa com os outros pacientes.

O que é teleconsulta?

O aprofundamento das ferramentas digitais, de fato, acabou trazendo algumas novas dinâmicas, inclusive, pro mundo da medicina.

A telemedicina, nesse caso, tem sido um dos elementos preponderantes para dizer que já estamos em um futuro previsto pelas ficções científicas.

Dentro dela, há ainda uma outra perspectiva muito importante: as teleconsultas. Esse elemento diz respeito ao uso das tecnologias de comunicação em vídeo para a efetivação de consultas à distância.

Atendimento humanizado e teleconsulta

Ater-se, nesse sentido, para algumas práticas de atendimento humanizado dentro dessa perspectiva pode ajudar a entender como essa prática funciona e como ela pode ser aplicada em um consultório.

Por isso, apontar algumas posturas básicas tem a capacidade de trazer ainda mais recursos para a clínica que adotar essa tecnologia.

Clareza

Ter clareza dentro da perspectiva médica é um dos elementos centrais, uma vez que essa é uma área muito complexa e a falta de familiaridade dos pacientes podem acabar os confundindo.

Individualidade

É importante, também, que essas abordagens sejam individuais para que, assim, o paciente se sinta confortável.

Essa relação pode ser exemplificada, por exemplo, com uma terapia infantil online, onde o paciente conversa diretamente com o profissional de forma pessoal.

Teleconsulta humanizada em 3 dicas

A partir da compreensão da importância de se aliar a teleconsulta com o atendimento humanizado, é preciso entender como fazer isso.

Nesse caso, algumas dicas podem ajudar a nortear essa perspectiva de forma mais apurada. São elas:

Escuta ativa

Muitas vezes, em primeiro momento, os pacientes podem se sentir inseguros quanto a essa ferramenta. Por isso, saber conversar e, sobretudo, ouvir a respeito das dores deles pode ser essencial para deixá-los confortáveis.

Além disso, essa é uma forma muito importante para que os médicos possam exercer a empatia dentro desse ambiente.

Ambiente adequado

Certamente, uma das vantagens que as dinâmicas digitais trouxeram foi a flexibilidade de localidades. Contudo, isso não pode ser um atestado para que essa consulta seja feita em qualquer lugar.

Por isso, o consultório pode ser uma grande pedida, mas, se o caso for fazê-la em casa, é preciso encontrar uma localidade silenciosa e com boa iluminação.

Dispositivos e conexões

Não há nada mais inconveniente que uma ligação de vídeo em que o desempenho da comunicação é prejudicado por possíveis travas.

Logicamente, nem sempre dá para prever esse tipo de questão, mas efetuar a manutenção da rede é uma forma de prevenir.

Além disso, certificar-se de que os dispositivos estão carregados, também, é um ponto essencial para que não ocorram interrupções.

Considerações finais

Seja qual for o ambiente estabelecido, o atendimento humanizado é uma forma muito eficaz de trazer segurança para um comprador ou contratante.

Por isso, utilizá-lo sempre que possível pode ser essencial, principalmente dentro do ambiente médico.

Entender como esse ponto pode contribuir para a melhoria das teleconsultas é de extrema importância.

Além disso, é preciso ter em mente um conjunto de ferramentas que podem transformar essas relações em realidades cada vez mais procuradas por pacientes de diversas especialidades.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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Gilson Rodrigues de Siqueira

Formado em enfermagem, pós graduado, palestrante em dependência química, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.