26 de dezembro de 2022
Post por: Gilson Rodrigues de Siqueira

Saiba quais são os melhores remédios caseiros para o combate à gripe

remédios caseiros

O nariz começou a escorrer, sua garganta dói e você não pode nem sair de casa? Bons remédios caseiros contra a gripe podem ajudar a controlar os incômodos causados pela doença de forma mais natural.

A sabedoria das avós e avôs pode ser a salvação em muitos casos. Afinal, muitas práticas transmitidas de geração em geração têm até mesmo base científica!

É importante lembrar que gripes e resfriados desaparecem por conta própria: o vírus fica no corpo humano por cerca de três a sete dias. Durante esse período, o sistema imunológico corrigirá naturalmente a situação, combatendo o vírus, principalmente quando fortalecidos.

Os remédios caseiros ou remédios de farmácia não resolvem completamente o quadro, mas amenizam os sintomas e, em conjunto, podem contribuir com a disposição e redução dos incômodos. Conheça ótimas receitas para fazer em casa nos tópicos a seguir:

10 receitas para combater a gripe em casa

Se a doença te derrubou a ponto de precisar faltar no trabalho ou não conseguir dar o seu melhor na produtora de televisão, não se desespere.

A “solução” a curto prazo pode estar no armário da sua cozinha e você não percebeu! Veja quais são os melhores remédios caseiros para afastar a gripe nos tópicos abaixo.

Limão e mel quente

Além de deliciosos, têm um efeito calmante e são um dos remédios caseiros mais populares para resfriados!

Afinal, tanto o mel quanto o limão tem propriedades antibacterianas. Além disso, o limão é uma fonte natural de vitamina C, que fortalece o sistema imunológico.

Quanto ao mel, muitas evidências mostram que ele ajuda a acalmar a tosse e promove o sono natural, especialmente em crianças.

Apesar de ser um medicamento natural comprovado, deve-se ter cuidado com o mel. 

Isso porque o mel silvestre pode conter esporos que podem ser tóxicos para crianças com menos de 12 meses de idade.

Chá de cebola e mel

O chá antimicrobiano, anti-inflamatório e analgésico é perfeito para quem tem dor de garganta.

Para prepará-lo, você deve cortar uma cebola grande, cobri-la com mel e aquecê-la em uma panela por cerca de 40 minutos.

Após esse tempo, mantenha a mistura em um frasco de vidro e tome uma colher a cada 15-30 minutos durante o dia em casa, ou mesmo no expediente na pizzaria Assis até que a tosse desapareça.

Canja de galinha

Aqui está um dos melhores remédios naturais para resfriados e gripes. Vários estudos mostram que a canja não apenas ajuda a limpar o nariz mais rápido do que a água (quente ou fria), mas também previne infecções.

Além disso, como é um alimento quente, também é reconfortante e uma boa maneira de absorver nutrientes que ajudam o corpo a combater infecções.

Xarope de cebola roxa e mel

Para aliviar a tosse, um dos sintomas mais comuns de um resfriado ou gripe, basta fazer uma calda de cebola roxa, mel e açúcar mascavo.

Para isso, descasque uma cebola grande e corte-a em rodelas. Coloque as fatias de cebola, o mel e o açúcar mascavo em uma tigela.

Cubra com um pano limpo e deixe descansar por 12 a 15 horas. Após este tempo, 1 xícara de calda se formará na tigela.

Quase não tem sabor de cebola e pode ser tomado quantas vezes for necessário para continuar o bom trabalho na empresa de paisagismo.

O mel e a cebola são ricos em nutrientes, incluindo vitaminas e minerais essenciais. Juntos, eles combatem:

  • Infecções;
  • Dores de garganta;
  • Tosse;
  • Coriza.

Ou seja, vários benefícios em uma receita só!

Chá de alho

Considerada uma das melhores receitas caseiras para combater a gripe, principalmente se você estiver com o nariz entupido, está o chá de alho.

Além do chá, a combinação de descanso e manter a cabeça levemente elevada dá ao corpo a chance de se recuperar e ajuda a descongestionar as vias respiratórias.

Você também pode experimentar um delicioso chá de gengibre para o resfriado, visto que essa opção também exerce a função de recuperar e fortalecer o corpo.

Chá de verbasco

Este chá alivia os sintomas de gripes e resfriados, como aperto no peito e tosse. Isso ocorre porque o verbasco é um excelente expectorante, o que significa que ajuda a soltar o muco e aliviar a dor de garganta.

Para a receita, adicione duas colheres de sopa de verbasco à água morna e deixe descansar por cerca de 10 minutos.

Em seguida, coe e adoce com mel. O ideal é beber de 2 a 3 xícaras por dia. 

Se os sintomas persistirem, é importante procurar por profissionais e manter a alimentação adequada, inclusive recorrendo a sua comida da argentina favorita – o importante é ter suporte e não deixar de se alimentar.

Chá de sabugueiro com tília

Sabugueiro é uma planta medicinal que auxilia no tratamento de resfriados, tosses, alergias e outras doenças respiratórias.

Isso se deve ao seu efeito cicatrizante, diurético e purificador, o que significa que auxilia nos processos de limpeza do organismo. 

A tília, por outro lado, ajuda a reduzir a febre porque ajuda no processo de sudorese, que regula a temperatura corporal.

Para a receita, adicione tília e o sabugueiro a uma xícara de água quente e deixe descansar por 10 minutos. 

Já para melhores resultados, coloque uma tampa no recipiente, concentrando as propriedades dos ingredientes. Em seguida, coe e beba 3 vezes ao dia, seja em casa ou no hotel em Caetité Bahia

Chá de gengibre

O gingerol é o principal composto bioativo do gengibre e é responsável por muitas de suas propriedades medicinais. Tem um forte efeito anti-inflamatório e antioxidante.

Inclusive, um estudo descobriu que 2 gramas de gengibre por dia – durante 11 dias – reduzem a dor muscular (um sintoma comum do resfriado e de diversas atividades).

Outro estudo constatou que o gengibre não tem efeito imediato, mas pode ser eficaz na redução da progressão diária das dores musculares.

Acredita-se que esses efeitos sejam devido às suas propriedades anti-inflamatórias.

Chá de malva e guaco

Outra opção de chá bastante interessante é feita com malva e guaco.

Neste caso, a receita pode ser feita para reduzir a tosse, visto que acalma os brônquios e reduz a produção de muco.

Cabe ressaltar, inclusive, que a receita contribui até mesmo para reduzir a sensação de falta de ar.

Isso ocorre porque o guaco tem propriedades que tornam as secreções mais fluidas, o que facilita a limpeza das narinas, garganta e pulmões.

Para obter os efeitos dessa receita caseira, basta cozinhar as folhas de malva e o guaco com água, deixando descansar a água fervida por 10 minutos.

Passado o tempo para curtir a receita, misture o mel para adoçar e beba uma xícara de chá 30 minutos antes das principais refeições no intercâmbio agências.

Mais dicas para se curar da gripe

Nunca é demais salientar: essas receitas caseiras não substituem o auxílio profissional nem os medicamentos especializados.

A nossa intenção é mostrar que há alternativas mais acessíveis e naturais para aliviar diversos sintomas gripais, fortalecendo o corpo e sistema imunológico – o que melhora a resposta no combate ao vírus.

Mas não adianta apostar somente nessas receitas. Inclusive, há outros cuidados que você deve tomar para voltar a trabalhar na manutenção de jardim realmente renovado, veja!

Descanso

A gripe deixa a pessoa com menos energia e, em muitos casos, acamada. No entanto, nem todos apresentam sintomas tão graves, e algumas pessoas acabam insistindo em se manter ativas, o que pode não ser uma boa ideia.

A fadiga muscular que é comum na gripe é o resultado de uma batalha entre nosso sistema imunológico e o vírus da gripe.

Esse fato acaba resultando em um processo inflamatório temporário nos músculos chamado miosite viral. Por isso, para se recuperar mais rapidamente, é fundamental descansar.

Alimente-se bem e mantenha-se hidratado

Durante uma doença como a gripe, nosso corpo está em uma verdadeira luta contra o vírus, tentando recuperar território livrando o corpo do vírus.

O combustível que permite que o corpo faça isso são as vitaminas e minerais dos alimentos.

Além disso, manter-se bem hidratado é muito importante para compensar a desidratação causada por secreção e coriza.

Por falar em hidratação, quando estamos bem hidratados, as vias aéreas também facilitam a eliminação e reduzem a entrada de invasores, dificultando a contaminação.

Por isso, além de beber chás aquecidos em forno de lastro com vapor ou microondas, é importante beber a água in natura de forma frequente.

Coma frutas e legumes

Frutas e legumes aumentam a quantidade de água, fibras, vitamina C, vitamina A e zinco. Com isso, ajudam no processo para que o organismo enfrente melhor o vírus.

Frutas cítricas como morango, laranja, abacaxi e limão são as mais indicadas devido ao seu alto teor de vitamina C, que fortalece o sistema imunológico.

Além disso, também é interessante aumentar o consumo de vegetais como repolho, cenoura e tomate, pois são fontes de betacaroteno.

O betacaroteno é um composto antioxidante que fortalece o sistema imunológico e ajuda a combater infecções.

Considerações finais

Ninguém está imune a uma gripe incapacitante: o que mais importa é saber como tratá-la quando for necessário.

Como destacamos neste texto, não adianta ignorar os sintomas. Buscar tratamento e apoio profissional, de preferência unindo receitas caseiras e medicamentos, é o melhor caminho para se recuperar mais rapidamente e com mais qualidade.

Leia também:

rinoplastia, também conhecida como cirurgia plástica do nariz, é um procedimento muito popular entre aqueles que desejam melhorar a aparência do nariz. No entanto, a cirurgia plástica não é a única opção para melhorar a aparência do nariz. A harmonização facial pode ser uma alternativa à cirurgia plástica, especialmente se o objetivo for melhorar apenas a aparência do nariz.

Saiba mais:

Gostou desse artigo?