Existe uma idade certa para usar aparelho ortodôntico?
É uma realidade que a popularidade dos aparelhos ortodônticos entre os adultos vem aumentando a cada dia. No entanto, muitas pessoas têm receio se esse tipo de tratamento é realmente efetivo para todas as faixas etárias.
Antes de mais nada, é importante entender que o procedimento de correção com o aparelho dental só pode ser iniciado após diagnóstico de má oclusão por um odontologista, uma vez que cada caso é um caso, independentemente se o objetivo é alinhar o sorriso por motivo estético ou funcional.
Se é verdade ou não que existe uma idade ideal para colocar aparelho ortodôntico, especialmente para o caso de adultos, vamos apresentar ao longo deste artigo!
Sumário
Afinal, adultos podem usar aparelho ortodôntico?
A resposta é simples: sim! Por mais que a movimentação dos dentes infantis seja mais fácil porque ainda estão em desenvolvimento, não quer dizer que nos adultos não seja possível, já que a formação de seus dentes e ossos está totalmente completa.
Na realidade, um dos fatores que podem interferir no tratamento de homens e mulheres acima dos 18 anos é a presença de problemas bucais, como as doenças periodontais. Mas nada que o acompanhamento com um dentista não auxilie.
Além disso, há um mito acerca do tempo de uso do aparelho ortodôntico em adultos, que tende a ser mais longo. Mas, a depender do planejamento estipulado por um profissional, o período varia entre 18 a 24 meses, considerado o mesmo para os mais novos.
Em contrapartida, existe uma série de benefícios concedidos a pacientes que começam a usar aparelho nos dentes precocemente, como evitar fazer extrações de dentes durante a adolescência e até a redução da possibilidade de ter roncos e apneia do sono.
Tudo isso porque não somente sua dentição foi corrigida desde cedo, mas a sua estrutura óssea como um todo.
Há uma idade mínima ou limite para colocar aparelho?
Como já dissemos, ao contrário do que muitos podem pensar, não existe uma idade certa ou limite para começar a usar aparelho ortodôntico, contanto que sejam considerados os diversos estágios de vida.
Para ficar mais claro, entre os 6 e 8 anos, que é quando os pequenos apresentam a dentição mista, composta de dentes permanentes e dentes de leite, é o mais indicado pelos especialistas, pois o fato da formação óssea ainda estar em andamento pode facilitar o tratamento.
Mas, antes, é preciso fazer acompanhamento com um ortodontista infantil, afinal, é necessário que a criança esteja com a saúde bucal em dia para um planejamento ser definido.
Para pessoas mais velhas, só é indicado usar aparelho se não houver muita perda óssea natural da idade e se a condição dos dentes ainda estiver favorável para as movimentações.
Mesmo porque, como sabemos, o objetivo do aparelho dental é realizar correções, o que resulta em uma série de movimentações e demanda a aplicação de menor força nas manutenções.
Portanto, não deixe de consultar um dentista de sua confiança para saber qual o tipo de aparelho ortodôntico ideal para a correção do seu sorriso!
Saiba mais:
Gostou desse artigo?
-
- Conheça mais o nosso trabalho –> Aqui na Brasil Emergências Médicas
- Quer saber mais sobre saúde? Então olhe nosso feed do Instagram da Brasil Emergências Médicas!