UTI móvel particular: o que é, para o que serve e quais os custos?

uti móvel particular

Curitiba, 7 de março de 2022, escrito por Gilson Rodrigues.  As ambulâncias são essenciais para a sociedade. Afinal de contas, é através delas que se pode ter a certeza de obter atendimento em tempo hábil. Dessa forma, além de reduzir as taxas de mortalidade, é capaz de oferecer qualidade de vida aos seus pacientes.

E isso acontece porque, através da UTI móvel particular, torna-se possível dar todo o apoio que a vítima precisa. Inclusive, ter esse auxílio célere é uma das formas de evitar situações mais graves, como sequelas, por exemplo.

Isso quer dizer que há muita responsabilidade imbuída à UTI móvel particular, uma vez que ela evita uma série de coisas. E, por conta disso, é essencial que você entenda um pouco mais sobre esse assunto, uma vez que tem direta ligação com a sua saúde.

A verdade é que existem leis que regulam como deve ser uma UTI móvel particular. E como é esse tipo de veículo que oferece todo suporte avançado à vida do paciente, com certeza esse é um assunto que todos deveriam saber mais a respeito.

Você sabe como uma UTI móvel particular deve ser equipada? Ou ainda, sabe quais profissionais devem compor um veículo desse tipo? Ainda que pareçam dúvidas simples, a verdade é que há muitas coisas que você precisa saber sobre esse assunto.

Se você vai contratar um profissional para decorar a sua casa, você não avalia se ele tem todos os requisitos necessários, a fim de prestar o melhor serviço? O mesmo acontece em relação a UTI móvel particular. Deve-se saber sobre os assuntos que se relacionam com o tema.

Então, se você quer aprender mais sobre a UTI móvel particular, assim como saber qual é o seu valor, é só continuar nesse artigo. Sem mais delongas, vamos ao que importa! Confira.

O que é uma UTI móvel particular?

Antes de falarmos sobre quais são os valores ou mesmo como ela deve ser equipada, você sabe, de fato, o que é uma UTI móvel particular? Ao ouvir a sigla “UTI”, o que vem a sua mente? É bem provável que uma sala onde há constantes esforços para manter pessoas em situações de risco, vivas.

Se é isso que você pensou, saiba que o conceito de UTI móvel não está tão distante. Em suma, a UTI nada mais quer dizer que Unidade de Terapia Intensiva. Isto é uma unidade de tratamento em que há equipamentos específicos para garantir a manutenção de vida.

Quem está em uma sala de UTI, na grande maioria das vezes, ou possui algum risco iminente à vida ou está em observação após uma cirurgia complicada, a qual ainda pode surtir alguns agravantes para o paciente.

Em relação à UTI móvel, o conceito não foge tanto. Trata-se de uma unidade toda preparada, com os devidos equipamentos que garantam à vida, segurança ou sobrevivência de um determinado paciente. Mas que, nesse caso, é uma unidade móvel.

Isso quer dizer que as UTIs móveis ficam dentro de uma ambulância, a qual se destina para atender pessoas em situações de urgência. Afinal de contas, há acidentes ou doenças súbitas que podem deixar um paciente nessas circunstâncias.

Um exemplo disso é o traumatismo craniano, AVC, ataque cardíaco etc. Todas essas são situações em que o paciente precisa de intervenção médica o quanto antes, a fim de evitar uma questão mais grave ou evitar uma tragédia irreversível.

Por isso, a UTI móvel particular é ideal para casos em que o paciente precisa de um atendimento urgente, o qual corre riscos iminentes à vida.

Para o que serve a UTI móvel particular?

É comum que, ao falar desse assunto, as pessoas associem com o serviço de remoção médica. Ou seja, é aquele em que a ambulância e toda a sua equipe se desloca para um determinado local, a fim de dar o atendimento pré-hospitalar e transportar para o hospital ou clínica mais próxima.

Essa forma de pensar não está errada, uma vez que a UTI móvel particular é capaz de fazer esse tipo de trabalho. No entanto, há outros serviços que a ambulância tipo D pode oferecer para a população, como é o caso do transporte inter-hospitalar.

Ou seja, é quando existe a necessidade de fazer com que o paciente se desloque da unidade hospitalar X, e ir para a unidade Y. Isso é mais comum em situações em que a unidade hospitalar não tem estrutura para atender o paciente.

Um exemplo é quando o paciente deve passar por uma cirurgia específica, mas que o hospital não possui nem a especialidade, nem os equipamentos para o procedimento. Então, nesse caso, há necessidade de fazer o transporte inter-hospitalar.

Mas, como o paciente não está em uma situação clínica estável, ele precisa ter o maior apoio médico possível, a fim de garantir com que ele consiga ser transportado para a outra unidade de forma segura, por exemplo.

É válido destacar que, além do transporte inter-hospitalar, a UTI móvel particular pode ser necessária para serviços de transporte intermunicipais. Ou seja, é quando o paciente precisa se deslocar para uma outra cidade, a fim de obter o tratamento lá.

Qual é o valor de uma UTI móvel particular?

Por se tratar de um veículo que deve ser muito bem preparado, com todos equipamentos que garantem a segurança e saúde, o valor tende a ser maior, se comparado com os demais tipos de ambulâncias que existem.

No entanto, é válido destacar que o valor pode variar de acordo com algumas questões mais específicas. Isso porque, como você pôde ver, a UTI móvel particular pode ser ideal em diferentes situações e serviços.

Ou seja, pode ser necessário ter uma UTI móvel particular para o transporte intermunicipal ou inter-hospitalar. E, como a distância é uma das coisas que se deve levar em consideração para estipular o preço, o valor varia de acordo com o serviço.

Fora isso, o valor varia de acordo com o tipo de UTI móvel particular. E isso acontece porque há situações que demandam tipos mais específicos. Ou seja, UTI neonatal, pediátrica, geriátrica, para obesos etc. Por isso, o valor pode variar bastante.

Fora isso, o preço UTI móvel particular varia de acordo com a complexidade do caso. No entanto, os valores podem variar entre R$400,00 a R$2.000,00, mais ou menos.

Quando devo solicitar a UTI móvel particular?

Sempre que for necessário fazer o transporte inter-hospitalar, intermunicipal ou interestadual e o quadro clínico do paciente não estiver estável. Então, nessas situações, torna-se essencial optar por uma UTI móvel particular.

E isso acontece porque esse é o único veículo capaz de lidar com situações em que o estado de saúde do paciente está instável. Ademais, há vezes em que é uma situação de emergência, como um acidente ou doença súbita.

Nesses casos, o paciente ou familiar não precisa ligar para o serviço de ambulância e solicitar a UTI móvel particular. Na verdade, através de simples perguntas a própria central já identifica qual é o tipo de ambulância mais adequada para a situação.

Então, se for o caso, a própria empresa já se encarrega de ir até o referido local com uma UTI móvel particular, a fim de oferecer todos os serviços de atendimento pré-hospitalar no próprio local para, então, fazer o transporte para o hospital ou clínica mais próxima.

Saiba mais:

Gostou do artigo? 

Gilson Rodrigues de Siqueira

Formado em enfermagem, pós graduado, palestrante em dependência química, diretor e proprietário da Brasil Emergências Médicas, Visão Tattoo e escritor nas horas vagas.