PCR é a metodologia padrão ouro utilizada na detecção do vírus da COVID-19 nos pacientes com suspeita da infecção. Essa técnica pesquisa o material genético do vírus em secreção coletada da garganta (orofaringe) e do nariz (nasofaringe).
O Teste Rápido COVID-19 Antígeno deve ser realizado até o 7º dia do início dos sintomas da COVID-19, preferencialmente até o 5º dia, desde que suas restrições sejam conhecidas e os resultados interpretados corretamente por um médico. Saiba mais (Clique no titulo)
Indicado para pacientes com sintomas de Covid-19 há mais de 7 dias ou para pessoas que tiveram contato com suspeito há mais de 14 dias. Amostra: sangue. Vantagens: quantifica os anticorpos IgG e IgM e é mais preciso do que o Teste Rápido.
Tanto o teste rápido de antígeno quanto o teste de RT-PCR são para COVID-19. Entretanto, o teste de antígeno tem um menor tempo de resultado, já garantindo o diagnóstico em até duas após realizá-lo, além de um custo menor.
Apesar de mais rápido e mais barato, o teste de antígeno tem uma sensibilidade inferior quando comparado ao teste de RT-PCR, principalmente naquelas pessoas que tiveram contato com o vírus, mas não apresentam sintomas e tem uma carga viral menor.
Veja o artigo completo: Qual exame fazer Antígeno ou RT-PCR?
Os sintomas de H3N2 costumam ser mais intensos nas primeiras 48 horas, sendo os principais:
Caso o teste realizado seja o teste rápido para anticorpos, o resultado negativo indica que não há a presença de anticorpos no sangue, ou seja, que você não teve contato com o vírus recentemente. Entretanto, ainda não se sabe por quanto tempo o anticorpo pode permanecer no corpo após a infecção.
Já para o caso de teste rápido para antígeno, significa que não foram detectadas partículas do vírus, o que pode indicar que o indivíduo não tem COVID-1 ou está no estágio inicial da doença, com um número de partículas insuficientes para serem detectadas no teste.
Veja o artigo completo: O que significa se o teste rápido der negativo?
Além de ser considerado padrão ouro, veja algumas vantagens do RT-PCR:
Veja o artigo completo: Vantagens de fazer o RT-PCR?
Apesar dos dois serem do tipo de vírus Influenza A, os dois vírus possuem algumas diferenças entre si. Um exemplo é a intensidade dos sintomas da H1N1 e H3N2, sendo possível perceber sintomas mais intensos na segunda opção.
Veja o artigo completo: Qual a diferença entre H1N1 e H3N2?
Mais tempo para você e sua família
O resultado é enviado via WhatsApp
Muitos exames não precisam de jejum para a realização. Verifique no agendamento se seus exames precisam ou não de jejum e conte com mais essa facilidade.